Câmara realiza sessão solene pelo Dia do Soldado

Proposta e presidida pelo vereador Welberth Rezende (PPS), a sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (30), na Câmara Municipal de Macaé, homenageou os soldados pelo seu dia – 25 de agosto – e todos os que atuam na defesa da pátria e dos cidadãos.
Na ocasião, foram entregues seis moções de aplausos e um título de mérito municipal para militares do Exército que se destacaram por sua atuação na cidade. “Muito mais que uma placa, essa homenagem é um agradecimento e um reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade”, esclareceu Welberth.
O comandante do Forte Marechal Hermes, Major Rodrigo Bezerra Calado, lembrou a história do Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, e da construção do Forte Marechal Hermes, que se iniciou em 1613. “A história de Macaé se confunde com a do Forte. Mas, ao longo dessa trajetória, o propósito se mantém o mesmo: atuar na garantia da lei, da ordem e do desenvolvimento nacional”.
A representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Macaé, Aline Narezzi, destacou a importância dos valores e princípios ensinados dentro das Forças Armadas. “Os soldados abrem mão dos seus próprios interesses para servir e proteger a nação e transmitem valores que são exemplos para as crianças e para toda a sociedade, tais como disciplina, respeito e solidariedade”.
Já o superintendente da Infraero em Macaé, João Pedro Romano, que serviu o Exército por seis anos, disse que leva consigo os ensinamentos que aprendeu nesse período. “Disciplina e hierarquia aprendi quando servi o Exército e me foram muito úteis na vida. Parabenizo todos os soldados e militares que contribuem para o progresso do país”.
Por fim, o corregedor da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Edilson Santana, falou da emoção de participar deste momento enquanto soldado das Forças Armadas e representante da Guarda Municipal. “Tenho orgulho de ser soldado e serei sempre soldado. Há 17 anos ingressei no Exército, escola de civismo e berço de líderes, e assim busco atuar em Macaé nos últimos 13 anos”.
Homenageados
O Tenente-Coronel Edmilson Jório, que já foi subsecretário de Planejamento em 2006, coordenador-geral do Gabinete de Gestão Integrada Municipal em 2013 e secretário Municipal de Ordem Pública de 2013 a 2015, recebeu o título de mérito municipal por seu bom desempenho e serviços prestados à sociedade macaense. “Este título é um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito nos últimos 10 anos. Mas eu não fiz nada sozinho, minha equipe é a grande responsável por esta conquista”, declarou.
Outros militares do Exército Brasileiro receberam moções de aplausos. São eles:

  • 2º Sargento Marco Antônio Chagas
  • 3º Sargento Vinícius Pereira Marins
  • Cabo Rafael Reis da Silva
  • Cabo Márcio Vilas Boas Júnior
  • Cabo Bernardo Justino

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.