Câmara recebe secretaria para esclarecimento sobre volta às aulas presenciais

Equipe da pasta e vereadores discutiram as obras necessárias para o retorno
  A Comissão de Educação da Câmara de Macaé recebeu na manhã desta segunda-feira (24) a secretária municipal da área, Eliane Araújo, e equipe para tratar da volta às aulas presenciais. Na quarta-feira (19) o assunto já tinha sido abordado em plenário.
Segundo o presidente da comissão, Professor Michel (Patriota), a secretaria está se esforçando para resolver situações ainda anteriores à pandemia. “Nos apontaram caminhos que não serão facilmente realizados, mas estou confiante que o Executivo e esta Casa conseguirão a sinergia necessária para encontrar uma saída”.
O presidente Cesinha (Pros), que testou positivo para a Covid-19, foi representado pelo 1º vice-presidente Edson Chiquini (PSD). “Defendemos a volta, mas com segurança. Queremos saber como está o cronograma da retomada”. Eliane respondeu que já estão encaminhadas licitações de obras em unidades que não cumprem as exigências.
A secretária adjunta de Educação Básica, Andréa Pereira Cardoso, afirmou que muitos diretores estão preocupados por terem de responder e assinar o questionário da Vigilância Sanitária para liberar o funcionamento. “Decidimos que cada escola só abrirá se o documento for assinado pela diretoria, pelo nosso setor de infraestrutura e pela própria Vigilância”.
A titular Iza Vicente (Rede) citou casos de duas com problemas em vigas de sustentação, infiltrações e infestação por pombos, além de outras em boa situação. Ela solicitou que a pasta apresente a relação das unidades aptas e cronogramas de obras e manutenção.
Déficit educacional, social e violência doméstica
Também participaram a superintendente orçamentária Luiziane Lusitano, e a superintendente multidisciplinar Janaína Pinheiro. A equipe sustenta que independente das escolas, é necessário trabalhar para reduzir o déficit educacional, social e até de segurança das crianças, já que cresceu a violência doméstica.
A compra já em andamento de tablets para alunos assistirem aulas on-line foi questionada pelo suplente Thales Coutinho (Podemos). “Precisamos garantir a vacinação dos profissionais da educação”, acrescentou.
O retorno será em formato híbrido, a partir da última semana de junho, com aulas presenciais e on-line. As presenciais se darão com revezamento dos alunos, com ocupação parcial das salas, considerando as condições de cada escola.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.