Câmara solicita urgência para conclusão de escola no Lagomar

Foto:Reprodução

Ex-secretário de Educação, Guto foi o autor do pedido

A Câmara Municipal de Macaé aprovou, nesta terça-feira (9), o Requerimento 058/2021, de Guto Garcia (PDT), solicitando ao Executivo prioridade para o término da escola que é construída em parceria com o Estado, na Rua W 18, no Lagomar. Segundo o vereador, ela servirá ao nível médio, pela manhã, e à tarde terá turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. No período noturno, receberá alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com Amaro Luiz (PRTB), o bairro é o maior e o mais populoso da cidade. Iza Vicente (Rede) enfatizou a importância de substituir prédios alugados para funcionar como escola por construções feitas especificamente para esse fim. “Isso garantirá a segurança dos alunos”, afirmou.

Reginaldo do Hospital (Podemos) frisou a vantagem de as crianças estudarem perto de suas residências. Segundo Thales Coutinho (Podemos), o secretário estadual da Educação, Comte Bittencourt, está empenhado na conclusão da obra, no que Guto concordou.

Falta de medicamentos e Bolsa Atleta

Também teve aprovação o Requerimento 078/2021, de Iza, cobrando do governo o fornecimento do remédio Enlabril, para hipertensão arterial nas farmácias públicas. “A pessoa que me fez a queixa está comprando com a ajuda de familiares. Faltam, também, medicamentos para a saúde mental e para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.”

Outro requerimento aprovado foi o 056/2012, de Alan Mansur (Cidadania), que solicita ao Executivo informações sobre o Bolsa Atleta. Desde a legislatura passada, a Casa vem defendendo a retomada do programa que já contemplou centenas de esportistas locais.

Para Thales, é preciso corrigir algumas falhas na iniciativa. “No último edital, os benefícios foram concedidos apenas por três meses, enquanto os atletas treinam e competem durante todo o ano”. A proposição teve discursos favoráveis de Amaro, Reginaldo, Edson Chiquini (PSD) e Tico Jardim (Pros).

Todas as votações do diativeram apoio unânime dos parlamentares presentes na videoconferência.

Jornalista: Marcello Riella Benites