Câncer de mama: projeto dá prazo de 30 dias para realização de exames

PL de Cesinha gerou debate sobre Macaé como referência regional em saúde
 Foi aprovado nesta quarta-feira (1) o Projeto de Lei (PL) 135/2021 do presidente Cesinha (Pros), que estabelece o prazo de 30 dias para que as mamografias com suspeita de câncer sejam realizadas na rede pública municipal. “Segundo a OMS, até 2030 haverá 27 milhões de novos casos e 66 mil mulheres morrerão”. O diagnóstico precoce muitas vezes previne os óbitos.
Ele mencionou também as longas filas no Centro de Especialidades Dona Alba e o fato de Macaé realizar procedimentos gerais para 400 mil pacientes com cartões SUS, quase o dobro da população da cidade. A observação levou a uma discussão sobre pessoas de outros municípios atendidos na rede local. Reginaldo do Hospital (Podemos) defendeu a acolhida de todos os casos.
Segundo ele, é inevitável a procura, porque a estrutura é referência regional. “O que devemos é buscar, por meio de nossos deputados federais, conquistar recursos da União para esse fim. Campos recebe, mas nós é que assumimos pacientes de Casimiro, Rio das Ostras, Barra de São João e Quissamã. São 45% da demanda do HPM”.
Luiz Fernando (Cidadania) disse que o Hospital da Serra recebe pessoas de Cabo Frio, Carapebus e Rio das Ostras.
Cultura hip hop, patrimônio municipal
Também foi aprovado o PL 133/2021, de Iza Vicente (Rede), que declara patrimônio imaterial cultural do município a cultura hip hop. “A música, a dança e a arte em geral, com as batalhas de rima e outras manifestações são ações de empoderamento da juventude preta de periferia que resiste”.
De acordo com Iza, o projeto também prevê que o setor público facilite as autorizações e abertura de espaços para as atividades e proíbe constrangimentos às iniciativas. Discursaram favoravelmente Luiz Matos (Republicanos), Reginaldo e Cesinha.
Os projetos seguem para sanção do Executivo
Os vereadores aprovaram ainda proposições sobre doação de sangue, acessibilidade, gratificação de dedicação exclusiva da rede pública de ensino, e escala fixa de condutores de ambulâncias da Secretaria de Saúde. Todas as propostas da sessão podem ser acessadas aqui e o vídeo está disponível no Canal da Câmara no YouTube.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.