Com vereadores empossados, Câmara de Macaé define Mesa Diretora

Cesinha, ao centro, será o presidente do biênio 2021-2022


No primeiro dia de 2021, a Câmara Municipal de Macaé realizou presencialmente a solenidade de posse dos vereadores e também do prefeito e do vice-prefeito, que exercerão mandato pelos próximos quatro anos. Após, os parlamentares definiram a nova Mesa Diretora para o primeiro biênio. Por 9 votos a 8, foi eleita a Chapa 2, que teve Cesinha (Pros) como presidente.
Edson Chiquini (PSD) e Rafael Amorim (PDT) ocuparão a primeira e a segunda presidência, respectivamente. Já Professor Michel (Patriota) será o primeiro secretário, enquanto Tico Jardim (Pros) completou a chapa, como segundo secretário. Thales Coutinho (Podemos), foi o candidato a presidente pela Chapa 1.
Cesinha, já eleito, afirmou que presidirá a Casa respeitando as divergências e em prol da cidade. “Teremos grandes desafios pela frente, especialmente no enfrentamento da Covid-19. Agradeço o apoio dos parlamentares que confiaram o voto a mim e, agora, precisamos da união de todos”.
Primeiro encontro presencial após mais de sete meses
Foi a primeira vez que o Legislativo se reuniu presencialmente depois de mais de sete meses realizando sessões online, como parte das medidas de isolamento social, devido à pandemia de coronavírus. A primeira sessão virtual foi no dia 21 de maio.
Posse
Antes da escolha da Mesa Diretora, os vereadores, além do prefeito Welberth Rezende (Cidadania) e do vice-prefeito Célio Chapeta (PSDB), foram empossados no Salão Nobre. O ato teve a condução do parlamentar mais velho da Casa, José Prestes (PTB), conforme estabelecido na Lei Orgânica Municipal.
Por conta dos protocolos de segurança, o acesso ao público foi restrito. Mas a transmissão chegou a ser acompanhada por quase 2 mil espectadores simultaneamente no Youtube. Nas horas que se seguiram, já tinha ultrapassado a marca de 12 mil visualizações.
Iza Vicente (Rede), que exercerá pela primeira vez o cargo de vereadora, foi a escolhida para falar em nome dos estreantes. Ela defendeu que a Câmara esteja mais próxima dos munícipes. “Que sejamos íntegros e éticos. Que essa renovação seja real, não somente de rostos, mas nas práticas”, disse. Ela é a segunda mulher negra a sentar em uma das cadeiras do Legislativo macaense.
Na sequência, Guto Garcia (PDT) discursou em nome dos que foram reeleitos e afirmou que a educação deve seguir entre as prioridades do Executivo. “A pandemia continua, mas confio que teremos um excelente governo. As primeiras escolhas do prefeito demonstram isso.”
Câmara de Macaé – Legislatura 2021-2024
Alan Mansur (Cidadania)
Amaro Luiz (PRTB)
Cesinha (Pros)
Edson Chiquini (PSD)
Iza Vicente (Rede)
George Jardim (PSDB)
Guto Garcia (PDT)
José Prestes (PTB)
Luciano Diniz (Cidadania)
Luiz Matos (Republicanos)
Paulo Paes (DEM)
Professor Michel (Patriota)
Rafael Amorim (PDT)
Reginaldo do Hospital (Podemos)
Rond Macaé (Patriota)
Tico Jardim (Pros)
Thales Coutinho (Podemos)
 

Tico Jardim. Professor Michel, Cesinha, Edson Chiquini e Rafael Amorim foram a Mesa Diretora. (Foto: Tiago Ferreira)

 
José Prestes (PTB) conduziu a posse dos eleitos. (Foto: Tiago Ferreira)

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.