Comissão das praças visita Barra, Fronteira e Nova Holanda

Foto:Tiago Ferreira

Nesta quinta (28), cinco praças foram visitadas pelos vereadores

Mais cinco visitas foram feitas pela Comissão Especial de Fiscalização das Praças Públicas, do Legislativo macaense, na manhã desta quinta-feira (28). Foi a segunda de uma série que deverá acontecer a cerca de 30 locais. “O roteiro foi previsto com base em demandas apresentadas por moradores aos vereadores”, informou Marcel Silvano (PT), relator da comissão. Segundo o presidente, Márcio Bittencourt (PMDB), está em andamento uma licitação para a reforma de 18 praças.

Na Mirante dos Pescadores (Barra de Macaé), os alambrados da quadra e do campo estavam danificados e o parquinho, com brinquedos quebrados – problemas verificados em todos os lugares visitados. Também faltavam as tabelas de basquete. Os tapetes de grama sintética do campo e do parque estavam em mau estado. A falta de banheiros se faz notar pelo forte cheiro de urina.

Em outra parte da praça, são disponibilizadas atividades físicas, como ginástica e zumba, diariamente, para públicos de todas as idades, de acordo com a professora Perla de Carvalho, do programa municipal “Movimente-se”.

Na São João Batista (Fronteira), moradores reclamaram da falta de segurança para as crianças que brincam no parque e pediram aos vereadores grama sintética para a quadra, que atualmente é de areia e fica contaminada por fezes de animais.

Mato alto, lixo, falta de iluminação e de calçamento foram registrados na Beira Rio (Nova Holanda), que fica perto do Canal Campos-Macaé. Na Beira Rio (Barra), o travessão da quadra, de ferro, corre o risco de cair. “Precisamos também de uma cobertura para a quadra”, reivindicou o presidente da Associação de Moradores da Barra de Macaé, Rogélio Corrêa Flores, que há dez anos mantém uma escolinha de futebol com cerca de 120 crianças de 8 a 12 anos.

“Está em péssimo estado, como as outras que visitamos”, disse Alan Mansur (PRB), membro titular da comissão, sobre a Praça dos Pescadores. “Vi, em todas as praças, que, além dos problemas físicos, a oferta de programas esportivos é insuficiente”, avaliou Marvel Maillet (Rede), também membro titular. José Queiroz dos Santos Neto (PTC), o Neto Macaé, acompanhou a visita.

Jornalista: Marcello Riella Benites