Comissão fiscaliza novas unidades de saúde

Foto:Ivana Gravina

Márcio Bittencourt e Cristiano Gelinho identificaram situações de risco e problemas estruturais.

Na manhã desta terça-feira (23), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Macaé deu continuidade às fiscalizações das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Estratégia Saúde da Família (ESF). Márcio Bittencourt (MDB) e Cristiano de Almeida Silveira (PTC), o Cristiano Gelinho, constataram problemas estruturais e de falta de insumos básicos nos espaços para atendimento da população.

A primeira unidade visitada foi a do Campo do Oeste, que também funciona como Rede Escola para alunos residentes do curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Lá, os parlamentares encontraram diversos pontos com infiltração nas paredes, mobiliário sucateado e atendimento para vacinação interrompido por falta de geladeira.

A Comissão identificou um mau cheiro causado por um vazamento de esgoto na área externa, além da falta de uma sala de curativos. Na ESF do Novo Visconde, há falta de material para trabalho, além de uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os agentes de saúde. Gelinho apontou problemas com a acessibilidade.

“Por conta de barras no portão de ferro, os cadeirantes não conseguem entrar. Espero que o governo dê uma atenção especial aqui”, disse. O local, que foi invadido seis vezes somente neste ano, carece de investimentos para reforçar a segurança.

Situação similar foi encontrada na ESF dos Cajueiros. Sem a sinalização adequada, muitos carros bloqueiam a rampa de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. Materiais básicos, como copos descartáveis e papel higiênico, também estão em falta.

Os vereadores apontaram riscos para os agentes de saúde, pois eles ficam em uma sala de trabalho ao lado do lixo hospitalar, caracterizando uma situação insalubre. Assim como nas demais unidades visitadas, os vereadores não encontraram extintores de incêndio.

A Comissão de Saúde trabalha na elaboração de um relatório que será encaminhado ao governo municipal. O objetivo é apresentar um balanço dos problemas, além de propostas de melhorias.

Ampliação de serviços na Serra

Na sessão desta quarta-feira (24), Márcio e Gelinho apresentaram um requerimento para que o governo estude a possibilidade de disponibilizar a entrega de fraldas geriátricas e de insulina na Região Serrana.

Antes de entrarem na ESF dos Cajueiros, eles visitaram a Farmácia Popular, que funciona ao lado da unidade. Lá, eles conversaram com uma moradora do Trapiche que precisou vir do distrito somente para retirar as fraldas e informou que muitos pacientes diabéticos que moram na Serra precisam fazer o mesmo e nem todos estão em condições físicas para se deslocaram até a cidade.

Jornalista: Júnior Barbosa