Comissão inicia visitas a unidades de saúde



O mau estado de unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do serviço de ambulâncias foi constatado pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Macaé. As visitas dos vereadores, antes da sessão ordinária nesta terça-feira (25), começaram pela Central 192, seguindo para o setor de transportes da prefeitura e para a oficina onde são reparados os veículos.

O relator da comissão, Márcio Bittencourt (MDB), afirmou que as viaturas são insuficientes para atender a população. “Temos apenas quatro que pertencem ao município e outras quatro alugadas junto ao Samu (Serviço de Assistência Móvel de Urgência, do Ministério da Saúde)”. Segundo ele, a cidade necessitaria de pelo menos 15 ambulâncias.

Márcio disse também que os veículos da prefeitura já estão com mais de 300 mil quilômetros rodados e constantemente precisam de reparos, o que prejudica ainda mais o socorro a emergências e ao transporte regular de pacientes.

Morro de São Jorge e Botafogo

Na ESF do Morro de São Jorge, os parlamentares encontraram paredes com infiltração e a geladeira quebrada, o que impede a conservação de vacinas, serviço que por isso não está sendo realizado.

Foi constatado, ainda, defeito na descarga do banheiro e a falta de materiais para curativos, além de problemas no compressor do consultório odontológico, o que já impossibilita o atendimento há dois meses. Dos quatro médicos da unidade, apenas um está trabalhando, em dois dias na semana, pois um está de licença, outro de férias e um terceiro faleceu recentemente.

Já na ESF de Botafogo, quando chove, as infiltrações põem em risco instalações elétricas e um aparelho de ar-condicionado. As geladeiras, apesar de relativamente novas, com três anos, já estão quebradas, assim como os trincos de algumas portas. Defeitos nos equipamentos do consultório odontológico interromperam a prestação do serviço há um ano.

Participação dos vereadores e próximas visitas

Cristiano de Almeida Silveira (PTC), o Cristiano Gelinho, membro titular da comissão, também participou das visitas, além de Welberth Rezende (PPS), presidente, e Maxwell Vaz (SD).

As visitas às unidades de saúde continuarão todas as terças-feiras, antes das sessões. Na semana que vem, serão visitados os postos das Malvinas, Nova Esperança, Nova Holanda e Barra.

Jornalista: Marcello Riella Benites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support