Comissão inicia visitas a unidades de saúde

O mau estado de unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do serviço de ambulâncias foi constatado pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Macaé. As visitas dos vereadores, antes da sessão ordinária nesta terça-feira (25), começaram pela Central 192, seguindo para o setor de transportes da prefeitura e para a oficina onde são reparados os veículos.
O relator da comissão, Márcio Bittencourt (MDB), afirmou que as viaturas são insuficientes para atender a população. “Temos apenas quatro que pertencem ao município e outras quatro alugadas junto ao Samu (Serviço de Assistência Móvel de Urgência, do Ministério da Saúde)”. Segundo ele, a cidade necessitaria de pelo menos 15 ambulâncias.
Márcio disse também que os veículos da prefeitura já estão com mais de 300 mil quilômetros rodados e constantemente precisam de reparos, o que prejudica ainda mais o socorro a emergências e ao transporte regular de pacientes.
Morro de São Jorge e Botafogo
Na ESF do Morro de São Jorge, os parlamentares encontraram paredes com infiltração e a geladeira quebrada, o que impede a conservação de vacinas, serviço que por isso não está sendo realizado.
Foi constatado, ainda, defeito na descarga do banheiro e a falta de materiais para curativos, além de problemas no compressor do consultório odontológico, o que já impossibilita o atendimento há dois meses. Dos quatro médicos da unidade, apenas um está trabalhando, em dois dias na semana, pois um está de licença, outro de férias e um terceiro faleceu recentemente.
Já na ESF de Botafogo, quando chove, as infiltrações põem em risco instalações elétricas e um aparelho de ar-condicionado. As geladeiras, apesar de relativamente novas, com três anos, já estão quebradas, assim como os trincos de algumas portas. Defeitos nos equipamentos do consultório odontológico interromperam a prestação do serviço há um ano.
Participação dos vereadores e próximas visitas
Cristiano de Almeida Silveira (PTC), o Cristiano Gelinho, membro titular da comissão, também participou das visitas, além de Welberth Rezende (PPS), presidente, e Maxwell Vaz (SD).
As visitas às unidades de saúde continuarão todas as terças-feiras, antes das sessões. Na semana que vem, serão visitados os postos das Malvinas, Nova Esperança, Nova Holanda e Barra.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.