Confira destaques da sessão desta quarta-feira (15)

Iza apresentou PL voltado ao empreendedorismo feminino

Entre os debates do dia, a Câmara de Macaé aprovou, nesta quarta-feira (15), projetos de lei para análise do Executivo, que vai decidir pela sanção ou veto. Os parlamentares ainda apresentaram uma série de cobranças e solicitações de melhorias para o serviço público.
Empreendedorismo Feminino
Assinado por Iza Vicente (Rede), o Projeto de Lei 92/2021 foi aprovado por unanimidade. Única vereadora na atual legislatura, a autora defendeu a proposta que inclui no calendário oficial da cidade a Semana do Empreendedorismo Feminino. “O poder público deve buscar parcerias para capacitar e preparar as mulheres macaenses para os negócios”, disse.
Passaporte da vacina
Iza ainda cobrou do governo agilidade para a atualização do Portal da Transparência da Covid-19, uma vez que entrará em vigor o Passaporte da Vacina a partir da próxima segunda-feira (20). Por decreto, o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) estabeleceu a obrigatoriedade de ser apresentado o comprovante de imunização para a entrada em uma série de estabelecimentos comerciais e de uso público.
Agenda
No dia 27 deste mês, a partir das 18h, o Legislativo realiza audiência pública para discutir a Proposta de Emenda Constitucional 32/2020, mais conhecida como a PEC da Reforma Administrativa. Se aprovada, resultará em mudanças significativas na carreira de servidores efetivos, ou seja, concursados. Todos os parlamentares votaram a favor do evento, pedido por Iza.
Antes, no dia 21, o presidente Cesinha (Pros), conduzirá uma audiência para abordar o tema “Saúde Mental”, às 17h. O objetivo é abordar as deficiências do serviço na cidade, além de propor melhorias nas políticas de inclusão.
“Adote uma Placa”
Com base em iniciativas já adotadas em outras cidades, o presidente Cesinha (Pros) comemorou a aprovação unânime do Projeto de Lei 108/2021. Trata-se da iniciativa que cria o programa “Adote uma Placa”, permitindo que o governo realize parcerias com empresas, entidades sociais e pessoas físicas para a instalação e a manutenção de placas informativas.
Oncologia
Luiz Matos (Republicanos) contou com apoio irrestrito para encaminhar ao governo municipal uma cobrança sobre a falta do serviço de radioterapia na rede pública, obrigando pacientes a se deslocarem para outras cidades.
Região Serrana
Após receber diversas reclamações, Tico Jardim (Pros) indicou que a prefeitura forme uma equipe exclusiva para atuar na iluminação pública da Região Serrana. Na justificativa, o vereador apontou demora no atendimento das solicitações, especialmente para a troca de lâmpadas nos distritos.
Serviço postal
Já Amaro Luiz (PRTB) defendeu o retorno do Correio Comunitário, parceria promovida pelo governo municipal para garantir a entrega de correspondências em bairros e distritos que estejam fora da área postal.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.