Direitos dos animais, preservação ambiental e saúde em debate

Foto:Tiago Ferreira

Rafael Amorim apresentou três dos projetos aprovados na sessão

Dois projetos de lei (PLs) aprovados nesta terça-feira (5), na Câmara de Macaé, visam a saúde, o bem-estar e a dignidade dos animais. O primeiro, de Rafael Amorim (PDT) e Iza Vicente (Rede), permite e estabelece as condições de acesso em unidades que atendem pessoas em situação de rua. “Elas têm o mesmo direito que nós a ter animais de estimação”, defendeu Iza, agradecendo a Rafael o convite de assinar com ele o PL.

Cães comunitários

O outro projeto, na mesma linha, também do pedetista, regulariza a situação dos “cães comunitários”. Ele explica que um animal poderá permanecer em locais públicos onde seja mantido por um grupo de pessoas, mesmo que não pertença a nenhuma delas, desde que pelo menos uma se responsabilize formalmente pelo bicho. “A ideia é que esses cães sejam castrados de forma a que, no futuro, a situação se reduza e até desapareça”.

Identificação de árvores

Rafael teve ainda aprovado o PL que estabelece a identificação de árvores em parques, praças e áreas verdes do município. Segundo o autor, o objetivo é, além de informar o nome científico, preservar.

Placas com QR Code nas praias

Foi aprovado também o projeto de Professor Michel (Patriota), que determina a colocação de placas com QR Code nas praias do município. “O código dará acesso ao site da prefeitura com informações de condições de balneabilidade”, defendeu o parlamentar, argumentando que a medida contribui para a qualidade do turismo. Os projetos seguem para sanção do Executivo.

Moção de aplausos a Izabelly Sampaio

Todos os vereadores assinaram a moção de aplauso aprovada para a menina Izabelly Sampaio, estudante da rede pública que destacou-se no programa The Voice Kids. Além de Iza, idealizadora da iniciativa, discursaram sobre o tema Luiz Matos (Republicanos), Reginaldo do Hospital (Podemos), Edson Chiquini (PSD) e José Preses (PTB). As falas enfatizaram a importância de incentivar os jovens talentos locais.

Jornalista: Marcello Riella Benites

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support