Direitos dos animais, preservação ambiental e saúde em debate

Foto:Tiago Ferreira

Rafael Amorim apresentou três dos projetos aprovados na sessão

Dois projetos de lei (PLs) aprovados nesta terça-feira (5), na Câmara de Macaé, visam a saúde, o bem-estar e a dignidade dos animais. O primeiro, de Rafael Amorim (PDT) e Iza Vicente (Rede), permite e estabelece as condições de acesso em unidades que atendem pessoas em situação de rua. “Elas têm o mesmo direito que nós a ter animais de estimação”, defendeu Iza, agradecendo a Rafael o convite de assinar com ele o PL.

Cães comunitários

O outro projeto, na mesma linha, também do pedetista, regulariza a situação dos “cães comunitários”. Ele explica que um animal poderá permanecer em locais públicos onde seja mantido por um grupo de pessoas, mesmo que não pertença a nenhuma delas, desde que pelo menos uma se responsabilize formalmente pelo bicho. “A ideia é que esses cães sejam castrados de forma a que, no futuro, a situação se reduza e até desapareça”.

Identificação de árvores

Rafael teve ainda aprovado o PL que estabelece a identificação de árvores em parques, praças e áreas verdes do município. Segundo o autor, o objetivo é, além de informar o nome científico, preservar.

Placas com QR Code nas praias

Foi aprovado também o projeto de Professor Michel (Patriota), que determina a colocação de placas com QR Code nas praias do município. “O código dará acesso ao site da prefeitura com informações de condições de balneabilidade”, defendeu o parlamentar, argumentando que a medida contribui para a qualidade do turismo. Os projetos seguem para sanção do Executivo.

Moção de aplausos a Izabelly Sampaio

Todos os vereadores assinaram a moção de aplauso aprovada para a menina Izabelly Sampaio, estudante da rede pública que destacou-se no programa The Voice Kids. Além de Iza, idealizadora da iniciativa, discursaram sobre o tema Luiz Matos (Republicanos), Reginaldo do Hospital (Podemos), Edson Chiquini (PSD) e José Preses (PTB). As falas enfatizaram a importância de incentivar os jovens talentos locais.

Jornalista: Marcello Riella Benites