Economia no orçamento permite valorização dos servidores

Foto:Ivana Gravina

Nos últimos quatro anos, a Presidência devolveu R$ 40 milhões aos cofres da prefeitura.

O Projeto de Lei (PL) 4.426/2017, que concede abono natalino para os servidores do Legislativo, foi aprovado por unanimidade na sessão da última quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Macaé. Mesmo com uma redução de aproximadamente R$ 7 milhões no seu orçamento, o benefício não representará impacto significativo nos gastos para o pagamento de pessoal.

De acordo com o presidente, Eduardo Cardoso, isso se deve a algumas mudanças administrativas implantadas pela Câmara que proporcionaram uma economia no orçamento. “Com o dinheiro que economizamos, pudemos investir na valorização e no reconhecimento do trabalho dos servidores para que eles se sintam estimulados a atender cada vez melhor o cidadão macaense.”

É importante frisar que os vereadores não receberão o abono de R$ 1 mil pagos em parcela única em dezembro. “O benefício é somente para os servidores da Casa”, garante Eduardo.

O presidente também relatou que o desejo dos vereadores da Mesa Diretora é que todos os servidores de Macaé recebessem o benefício. “Mas compreendemos a dificuldade do prefeito, uma vez que o número de servidores do Legislativo é muito inferior ao do Executivo”, disse.

Antes de conceder o abono de Natal aos servidores, a Câmara realizou os estudos de impactos financeiros com o objetivo de garantir a viabilidade do pagamento. Mesmo com menos dinheiro em caixa, a prática de devolver recursos à prefeitura também está assegurada.

Quando fechar as contas do ano, a Direção da Casa divulgará o valor que retornará aos cofres da prefeitura, assim como fez nos anos anteriores. Nos quatro últimos anos, a Presidência devolveu R$ 40 milhões.

Abono ajuda a impulsionar a economia local

O benefício será especial para diversos servidores, além de ajudar a movimentar a economia de Macaé. Grávida de oito meses do seu primeiro filho, Gesiane Gomes utilizará o valor nos preparativos para a chegada do bebê. “Foi uma surpresa esse abono e fiquei muito feliz. Já fiz um orçamento e conseguirei comprar o guarda-roupa e a cômoda para guardar o enxoval”, comemorou.

Para Fátima Silva, a realização do sonho da casa própria estará mais próxima de acontecer. “Estou construindo o meu imóvel para sair do aluguel e usarei todo o valor na compra de material para terminar a obra mais rápido”, disse.

Jornalista: Assessoria de Comunicação