Entusiasmo de estudantes marca posse da Câmara Juvenil

O entusiasmo e a consciência política dos jovens marcaram a posse dos 17 vereadores e três suplentes eleitos para a Câmara Juvenil na tarde desta terça-feira (13), no plenário do Legislativo. “Estou muito feliz com essa possibilidade de os jovens terem voz, lidarem com os problemas sociais, ouvirem as pessoas e buscarem soluções”, discursou Henryandra Oliveira de Carvalho, de 15 anos, aluna do Colégio de Aplicação.
“Estamos num momento difícil da vida nacional e há até pessoas defendendo regimes ditatoriais. Daí a importância de educar os jovens para a cidadania”, afirmou Marcel Silvano (PT), coordenador do projeto Câmara Juvenil, que presidiu a solenidade. “Esse projeto não é uma ‘brincadeira de criança’. É um trabalho de formação política que envolveu debates nas escolas”, acrescentou a integrante do grupo coordenador da iniciativa, Stephanie Zuma,
“Stephanie fez parte da primeira turma de vereadores juvenis quando o projeto teve início com a ex-vereadora Marilena Garcia, em 2005, que foi a primeira parlamentar mulher da região”, lembrou Marcel. No início da cerimônia, foi apresentado um vídeo que criticava a visão de que “todos os políticos são ladrões” e incentivava a participação política responsável e cidadã.
Em seguida, os eleitos receberam seus diplomas das mãos de vereadores adultos e fizeram o juramento do termo de posse. “Que os parlamentares se inspirem nesses jovens”, aconselhou Jane Roriz, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, integrante da mesa diretora do evento.

Participação da mulher na política

Uma característica especial da composição dos 17 jovens é que 16 são meninas. “Não é fácil ser mulher pois, antes de defender nossos direitos, temos que provar que somos capazes”, afirmou Jane, considerando o sucesso das eleitas. Renan Xavier, de 14 anos, da Escola Botafogo, é o único rapaz entre os titulares. “Estamos chegando com humildade e respeito, mas com garra de lutar para melhorar a escola e a comunidade”, declarou.
Participaram da sessão também os vereadores Marvel Maillet (Rede), José Queiroz dos Santos Neto (PTC), o Neto Macaé, Valdemir da Silva Souza (PHS), o Val Barbeiro e Welberth Rezende (PPS). Marcel, que com Val e Welberth integra a Comissão Permanente de Educação, disse que as matérias aprovadas para essa área na Câmara Juvenil servirão como um banco de ideias para requerimentos e indicações do Legislativo.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.