Executivo alerta para avanço da pandemia em Macaé

Carlos Emir também defendeu mudança no cálculo do covidímetro

“As próximas seis semanas serão difíceis”. Foram essas as palavras do secretário adjunto de Alta e Média Complexidade de Macaé, Carlos Emir Júnior, que participou da sessão da Câmara dos Vereadores, nesta terça-feira (2), a fim de falar sobre o atual momento da pandemia. Enquanto a apresentação acontecia, a prefeitura atualizou o covidímetro, mostrando novamente a cidade na faixa laranja, ou seja, com alto risco de contaminação pela Covid-19.
Carlos Emir, que também é médico, fez um balanço das ações tomadas nos últimos 12 meses e alertou para o aumento da taxa de ocupação dos leitos, hoje na casa dos 60%. Entre os próximos objetivos, está a retomada da parceria com o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem-UFRJ).
“No ano passado, tivemos um importante suporte do instituto, especialmente em relação aos exames. Agora, é preciso identificar se o atual cenário é reflexo do carnaval ou se há variantes do vírus na cidade”, disse.
O secretário adjunto ainda defendeu que o cálculo do covidímetro seja revisto. “A área técnica identificou que o atual modelo está obsoleto. Precisamos de maior precisão dos números”, disse. De acordo com o líder do governo, Guto Garcia (PDT), a prefeitura apresentará as modificações necessárias. Já Rafael Amorim (PDT) solicitou maior testagem da população.
Iza Vicente (Rede) questionou a Saúde sobre a falta de atualização do covidímetro nos últimos dias e defendeu que a população deve ser informada diariamente sobre o coronavírus, sem interrupções. Como Macaé regrediu de faixa, as aulas presenciais na rede particular de ensino, que estavam liberadas desde ontem, voltaram a ser suspensas. A medida consta no plano de retomada da educação.
Lockdown parcial”
A secretaria de Saúde recomenda restringir a circulação de pessoas nos próximos dois finais de semana. A proposta de “lockdown parcial” (das 21h às 5h) tem o objetivo de diminuir os riscos de contágio com a Covid-19. Segundo Carlos Emir, é possível manter as praias liberadas, desde que haja maior rigor na fiscalização dos protocolos de segurança. “Cabe ao prefeito decidir o que será feito.”

Últimas Notícias

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.