Informatização dos serviços públicos municipais é debatida na Câmara

Guto (no telão) é autor da proposta. Casa também debateu vacina em profissionais da educação
  A plena informatização dos serviços públicos, proposta ao Executivo pelo líder Guto Garcia (PDT), foi debatida na Câmara de Macaé nesta terça-feira (25). “Precisamos que os médicos possam analisar prontuários e os pacientes marcar consultas online. Na educação, estamos com softwares fora de linha para os quais não há manutenção”, disse o autor do requerimento aprovado.
Devido ao teste positivo para Covid-19 do presidente Cesinha (Pros), a sessão ocorreu em formato híbrido, estando em plenário apenas o 1º vice-presidente, Edson Chiquini (PSD), e o 1º secretário, Professor Michel (Patriota). Os demais vereadores participaram remotamente.
Discutindo a proposição de Guto, Luciano Diniz (Cidadania) citou o caso de Recife, que realizou 480 mil vacinações sem aglomeração, marcadas por aplicativos. Iza Vicente (Rede) afirmou que a Dinamarca tem secretarias voltadas apenas para a digitalização dos serviços públicos. “Apelamos para que a prefeitura faça funcionar o Macaé App. Alguns cidadãos que lançam mão desse meio não têm sido atendidos”, acrescentou.
Edson Chiquini (PSD), que substituiu o presidente, lembrou a vantagem de economizar papel. “O meio ambiente agradece”. Cesinha, por acesso virtual, agradeceu pelas mensagens de solidariedade e reiterou os alertas para que as pessoas protejam-se do vírus.
Vacinação de profissionais da educação
O requerimento de Thales Coutinho (Podemos), sugerindo vacina em pessoas ligadas a portadores de deficiências reacendeu o debate sobre imunização de profissionais da educação. Parlamentares defenderam, que garantidos os agentes da saúde e a população com comorbidade, professores e outros trabalhadores da área deveriam receber já a primeira dose, para sustentar a volta às aulas presenciais. Amaro Luiz (PRTB) apresentou indicação de igual teor.
Tribuna Cidadã
Nesta quarta-feira (25), às 9h, será retomada a Tribuna Cidadã, totalmente online, devido à pandemia. Por acesso remoto, Carmen Lúcia Carvalho, moradora do Assentamento Edson Nogueira, falará sobre reivindicações do MST no local. A assessora jurídica Beatriz Mendonça da Costa também participará. A solicitação foi apresentada por Iza Vicente.
A Tribuna está disponível, mensalmente, aos cidadãos que queiram fazer denúncias, reivindicações e debater temas de interesse da população de Macaé.  

Últimas Notícias

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.