Legislativo articula desassoreamento de rios e canais de Macaé

Cesinha presidiu a reunião virtual com órgãos estaduais e do município
 A Câmara de Macaé intermediou, na tarde desta quarta-feira (28), uma reunião online entre secretarias municipais e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para tratar de desassoreamento de rios, canais e problemas afins. “Penso que chegamos a um consenso e desenhamos caminhos concretos para solucionar essas situações”, afirmou o presidente Cesinha (Pros).
Segundo o superintendente do Inea, José Ronaldo Paes Leme, um ofício de Edson Chiquini (PSD), Rafael Amorim (PDT), Reginaldo do Hospital (Podemos) e Cesinha chegou ao instituto solicitando as obras. “Foi encaminhado pelo deputado estadual Chico Machado (PSD) e dirigido também à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Faremos toda a nossa parte”.
O ofício tinha sido o resultado de demandas da população aos vereadores. O presidente agradeceu a Paes Leme: “Acrescento que mesmo com quatro assinaturas, a iniciativa é uma preocupação dos 17 vereadores”. A ideia é incluir o município no Programa Limpa Rio.
Canais do Capote e Campos-Macaé
Cesinha mencionou o Canal do Capote e o Campos-Macaé. “Não me lembro de ter visto uma dragagem sequer, em oito anos pelo menos”. Paulo Paes (Democratas) comentou: “A última vez que vi foi no governo Sílvio Lopes. Então, estamos falando de 15 a 20 anos”.
O secretário municipal de Infraestrutura, Santiago Borges, afirmou que não há contrato assinado para o serviço. “Há processo de licitação. Mas o desassoreamento demanda um estudo amplo”.
Estrada Serra da Cruz e Ponte do Baião
Já Tico Jardim (Pros) falou da Estrada Serra da Cruz, atingida pelo assoreamento do Rio São Pedro. “São muitas as licenças ambientais necessárias para fazer a obra”.  Segundo Paes, uma pessoa morreu eletrocutada no local porque a rede elétrica foi derrubada pelas águas.
George Jardim (PSDB) disse que na região serrana, todas as ações foram apenas municipais, e aproveitou para lembrar a Ponte do Baião. “Precisamos que seja construída uma nova para o escoamento dos produtos rurais”.
Participaram ainda da reunião representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Obras, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, do deputado Chico Machado, e os vereadores Luciano Diniz (Cidadania), Edson Chiquini e Rafael Amorim.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.