Legislativo articula desassoreamento de rios e canais de Macaé

Foto:Ivana Gravina

Cesinha presidiu a reunião virtual com órgãos estaduais e do município

 A Câmara de Macaé intermediou, na tarde desta quarta-feira (28), uma reunião online entre secretarias municipais e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para tratar de desassoreamento de rios, canais e problemas afins. “Penso que chegamos a um consenso e desenhamos caminhos concretos para solucionar essas situações”, afirmou o presidente Cesinha (Pros).

Segundo o superintendente do Inea, José Ronaldo Paes Leme, um ofício de Edson Chiquini (PSD), Rafael Amorim (PDT), Reginaldo do Hospital (Podemos) e Cesinha chegou ao instituto solicitando as obras. “Foi encaminhado pelo deputado estadual Chico Machado (PSD) e dirigido também à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Faremos toda a nossa parte”.

O ofício tinha sido o resultado de demandas da população aos vereadores. O presidente agradeceu a Paes Leme: “Acrescento que mesmo com quatro assinaturas, a iniciativa é uma preocupação dos 17 vereadores”. A ideia é incluir o município no Programa Limpa Rio.

Canais do Capote e Campos-Macaé

Cesinha mencionou o Canal do Capote e o Campos-Macaé. “Não me lembro de ter visto uma dragagem sequer, em oito anos pelo menos”. Paulo Paes (Democratas) comentou: “A última vez que vi foi no governo Sílvio Lopes. Então, estamos falando de 15 a 20 anos”.

O secretário municipal de Infraestrutura, Santiago Borges, afirmou que não há contrato assinado para o serviço. “Há processo de licitação. Mas o desassoreamento demanda um estudo amplo”.

Estrada Serra da Cruz e Ponte do Baião

Já Tico Jardim (Pros) falou da Estrada Serra da Cruz, atingida pelo assoreamento do Rio São Pedro. “São muitas as licenças ambientais necessárias para fazer a obra”.  Segundo Paes, uma pessoa morreu eletrocutada no local porque a rede elétrica foi derrubada pelas águas.

George Jardim (PSDB) disse que na região serrana, todas as ações foram apenas municipais, e aproveitou para lembrar a Ponte do Baião. “Precisamos que seja construída uma nova para o escoamento dos produtos rurais”.

Participaram ainda da reunião representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Obras, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, do deputado Chico Machado, e os vereadores Luciano Diniz (Cidadania), Edson Chiquini e Rafael Amorim.

Jornalista: Marcello Riella Benites

Deixe uma resposta


Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support