Legislativo cria Dia do Combate ao Câncer de Mama e do Colo do Útero

A Câmara Municipal de Macaé aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) 038/2017, que estabelece a data de 19 de outubro como Dia Macaense do Combate ao Câncer de Mama e do Colo do Útero. O PL também prevê ações para o diagnóstico precoce dessas doenças. “São os principais tipos de câncer que atingem as mulheres e que apresentam bom índice de cura se forem detectados com antecedência”, justificou o autor, Marvel Maillet (Rede).
Segundo ele, a falta de um mamógrafo na rede pública de saúde prejudica muito as macaenses, e os exames prestados por uma empresa privada contratada pelo município são marcados com prazo muito grande. “Uma paciente demora seis meses para fazer uma mamografia e, muitas vezes, quando vai fazer, o exame é remarcado”, criticou.
De acordo com o líder do governo, Márcio Bittencourt (PMDB), a prefeitura licitou 1,5 mil mamografias em uma clínica especializada de Macaé e 13 são realizadas por dia.
O Dia Macaense do Combate ao Câncer de Mama e do Colo do Útero integrará as iniciativas do Outubro Rosa.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.