Legislativo discute manutenção de empregos das escolas particulares

Foto:Reprodução

Creches também foram incluídas no debate durante a sessão

Foi aprovada por unanimidade, na sessão online desta quarta-feira (30), uma proposta de Marcel Silvano (PT) solicitando ao governo que articule diálogo com escolas, sindicatos, pais, mestres e outros envolvidos no ensino privado. O Requerimento 386/2020 visa gerar alternativas para manter os empregos dos profissionais desses estabelecimentos.

Após o autor explicar que a demanda é necessária devido à quebra de regularidade das atividades no setor devido à pandemia, o presidente Eduardo Cardoso (Podemos) comentou: “Numa reunião da escola onde minha esposa leciona, foi relatado que alguns pais não estão matriculando os filhos no ensino médio, o que é obrigado por lei”.

A queda nas matrículas estaria desequilibrando economicamente as empresas e ameaçando empregos. Maxwell Vaz (Solidariedade) lembrou que o problema também afeta as creches. Guto Garcia (PDT) acrescentou que a situação é mais grave nas instituições que recebem crianças com menos de quatro anos, faixa etária em que a matrícula não é obrigatória.

Outras proposições

Receberam também aprovação unânime, entre outros, os requerimentos: 668/2020, de Maxwell, sugerindo instalação de botão de alerta para casos de assaltos a ônibus; 379/2020, de Márcio Bittencourt (Cidadania), sobre abertura de posto de saúde em bairro macaense; 399/2020, de George Jardim (PSDB), solicitando testes de Covid-19 para trabalhadores em bancos.

Jornalista: Marcello Riella Benites