Luz na Região Serrana: Mesa Diretora cobrará Enel

Prestes contou com discurso favorável de colegas e votação unânime


Foi aprovado nesta terça-feira (9), na Câmara de Macaé, requerimento de José Prestes (PTB), para que a Mesa Diretora envie correspondência à Enel, a fim de resolver a recorrente falta de energia na Região Serrana. A proposição especifica as localidades de Bicuda Grande, Bicuda Pequena, Serro Frio, Serra Escura, Lages e Duas Barras.
Segundo o autor, o problema causa prejuízos aos comerciantes e gera transtornos para turistas. Tico Jardim (Pros) apoiou. “Isso se agrava ainda mais em períodos como o atual, de chuvas e ventos fortes”. Tico disse que a falta de manutenção e do serviço de poda de árvores, além de transformadores velhos, são as maiores causas das interrupções de energia.
George Jardim (PSDB) afirmou que a demanda é antiga. “É importante que o senhor esteja recorrendo à instância nacional da empresa”, disse ele a Prestes. De acordo com George, algumas áreas chegam a ficar 78 horas sem luz, e remédios que necessitam de refrigeração correm riscos em postos de saúde. “A Enel deve priorizar a Serra e ter uma base lá”.
Novembro Azul
Entre as proposições aprovadas, Edson Chiquini (PSD) defendeu requerimento cobrando do Executivo explicações sobre a falta do medicamento Zoladex, para câncer de próstata, na rede pública de saúde. “Não podemos deixar faltar, pois podemos perder vidas”.
Na mesma linha, foi aprovada indicação de Professor Michel (Patriota), que sugere ao governo criar um Sistema de Atenção à Saúde Masculina, promovendo melhorias no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de portadores da doença. Ele propôs que o HPM volte a realizar a enucleação prostática.
“Macaé já foi referência para esse procedimento, que melhora imediatamente o fluxo urinário e não causa disfunção erétil. Nossa sociedade machista evita o tema, mas precisamos cuidar da qualidade de vida do homem”. Michel lembrou que este é o Novembro Azul e disse que parte de suas emendas impositivas serão destinadas à prevenção do câncer de próstata.
“Queremos evitar que os homens cheguem ao sistema de saúde já no estágio do atendimento de alta complexidade”, concluiu.
LOA e Plano Plurianual
O presidente Cesinha (Pros) informou que o secretário adjunto de Planejamento, Wagner Carvalho Motta, não poderá comparecer ao Grande Expediente nesta quarta-feira (10). Cesinha o havia convidado na segunda-feira (8), para complementar esclarecimentos sobre a LOA e o Plano Plurianual. “O secretário vai verificar sua agenda e comunicar nova data antes da votação”.
Nesta terça, os dois projetos de lei foram apresentados em primeira discussão, abrindo-se o prazo para que os parlamentares apresentem emendas.

 

Últimas Notícias

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.