Na Tribuna Cidadã, Mopam cobra do Executivo políticas para autistas

Lucia Anglada afirma que nenhuma carteira foi emitida neste ano
 As políticas de inclusão social foram novamente tema da Tribuna Cidadã, nesta quarta-feira (30). Durante a videoconferência da Câmara dos Vereadores, a representante do grupo Motivados pelo Autismo Macaé (Mopam), Lucia Anglada, relatou atraso na emissão das carteiras de identificação, documento legalmente aceito para garantir prioridade em serviços.
Ela afirma que tem feito diversas cobranças ao governo municipal, mas ainda não obteve uma resposta concreta. “Hoje, o Mopam conta com quase 600 famílias e a maioria depende do SUS. Desde janeiro, dialogamos com a nova gestão, sem avanços. Uma carteirinha deve custar R$ 7 para ser impressa e, mesmo com um valor tão baixo, nenhuma foi emitida.”
Lucia ainda cobrou a falta de um censo para que Macaé identifique os casos e desenvolva as ações necessárias. “Estudos apontam que 1% da população tem autismo. Com base no último levantamento do IBGE, há 260 mil habitantes aqui, ou seja, 2.600 pessoas com o Transtorno do Espectro do Autista (TEA). Onde elas estão?”
Na sessão de ontem (29), o presidente Cesinha (Pros) teve um requerimento aprovado para que o Executivo se posicione sobre o senso. O Mopam também defende que a cidade tenha uma clínica de referência para atendimento dos autistas, com atendimento especializado e multidisciplinar.
Amaro Luiz (PRTB), Iza Vicente (Rede) e Luiz Matos (Republicanos) reforçaram o apoio do Legislativo nas reivindicações apresentadas.
Covid-19
Na abertura, Cesinha comemorou a inclusão dos pais e tutores de pessoas com deficiência (PDC), síndrome de Down e autismo na imunização contra a Covid-19. “Esta foi uma luta que tive ao longo dos últimos meses. Agradeço ao Executivo pela sensibilidade, que beneficia diretamente centenas de famílias.”
O programa
Devido às restrições sanitárias no período de pandemia, a Tribuna Cidadã passou a ser transmitida – sem participantes no plenário – exclusivamente por meio da TV Câmara (https://www.cmmacae.rj.gov.br/tv-camara/). Embora a transmissão seja ao vivo, a gravação permanece disponível na íntegra.
Quem tiver interesse em participar da Tribuna Cidadã, basta enviar um e-mail para secretaria@cmmacae.rj.gov.br e solicitar a sua inscrição. A Diretoria de Assuntos Legislativos enviará as orientações sobre datas disponíveis e informações necessárias para confirmar a participação, que é aberta a qualquer morador da cidade. 

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.