Parlamento Inter-Regional: vereadores reforçam união e traçam metas

Cesinha, presidente da Câmara de Macaé, está na Mesa Diretora

Em Itaperuna, o Parlamento Inter-Regional do Norte e Noroeste Fluminense avançou mais uma etapa. Nesta sexta-feira (22), ocorreu a posse da Mesa Diretora, além da aprovação do Regimento Interno e das primeiras ações práticas. Presidente do Legislativo de Macaé, Cesinha (Pros) exercerá o cargo de primeiro secretário. Ele esteve presente com os vereadores Edson Chiquini (PSD) e Rond Macaé (Patriota).
O ato foi aberto pelo presidente da Câmara local, Sinei Torresmo (PSC), e conduzido pelo chefe da Câmara de Campos dos Goytacazes, Fábio Ribeiro (PSC), que foi eleito o primeiro presidente do Parlamento. Da vizinha Italva, o presidente Joel Enfermeiro (PSC) completa a Mesa como segundo secretário.
Ao falar sobre os futuros desafios, Cesinha reforçou que o foco deve ser a união em prol do desenvolvimento. “Somos 22 cidades com um mesmo objetivo. Estamos vencendo a pandemia e novas oportunidades não poderão ser desperdiçadas.”
Fábio Ribeiro reforçou o discurso. “Temos nossas particularidades, mas muita coisa em comum. Este esforço não deve ser apenas dos vereadores, mas também dos prefeitos, dos senadores e dos deputados da nossa região.”
Fundo de investimento
Durante a sessão, também foi estabelecido um grupo de trabalho para discutir e acompanhar o Projeto de Lei 1440/2021, que tramita no Congresso, com a participação de Cesinha. O autor da proposta é o ex-deputado federal e atual prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD), que visa criar um fundo de investimentos para amenizar os impactos com a queda nos índices da chuva nas regiões no Norte e Noroeste Fluminense.
Se for aprovada, a lei ainda muda a classificação das duas regiões, que passariam a ser reconhecidas como áreas de semiárido. Desta forma, as cidades podem ter acesso a novos recursos dos governos.
Neste ano, o Congresso criou uma comissão para analisar o tema, com a deputada federal Clarissa Garotinho (Pros-RJ) como presidente, e Felício Laterça (PSL-RJ) na relatoria.
O Parlamento também planeja estabelecer a Procuradoria da Mulher, com função a ser ocupada pela presidente da Câmara de Bom Jesus do Itabapoana, Luciara Amil (Republicanos).
Agenda
Macaé receberá o terceiro encontro do Parlamento Inter-Regional, no dia 26 de novembro, às 14h.
 
 
 

Últimas Notícias

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.