Petróleo e gás: autoridades defendem valorização da economia nacional

Foto:Ivana Gravina e Tiago Ferreira

O senador Lindbergh representou a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE).

No início da noite desta quinta-feira (19), a Câmara Municipal de Macaé realizou, em conjunto com a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE), o Seminário “Conteúdo Local na cadeia de petróleo e gás”. O encontro, que reuniu autoridades do estado, marcou a reabertura do plenário da antiga sede, hoje Museu do Legislativo.

O seminário foi solicitado e conduzido pelo vereador Marcel Silvano (PT), além de contar com a presença do presidente, Eduardo Cardoso (PPS), e do vereador Maxwell Vaz (SD). Estiveram presentes o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o deputado federal Luiz Sérgio (PT-RJ), parlamentares de Barra de São João, sindicalistas e membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

No início do encontro, Marcel explicou a importância do conteúdo local, ou seja, a priorização dos investimentos em negócios e indústrias nacionais. “Precisamos enfrentar esta crise com a valorização da nossa economia. O petróleo é uma riqueza que deve gerar desenvolvimento e qualidade de vida para todos. Não é priorizando empresas estrangeiras que superaremos as dificuldades.”

Eduardo Cardoso e Maxwell discursaram sobre a história do desenvolvimento de Macaé, que, hoje, se depara com expressivo aumento do desemprego, falência de empresas e baixa nos investimentos voltados para a Bacia de Campos.

O ato também foi marcado pela discussão sobre a Medida Provisória (MP) 795/2017, proposta pelo governo federal. Caso em vigor, as tributações dos produtos e serviços ligados à produção de gás e petróleo serão zeradas e, de acordo com Lindbergh, se reverterão em um desmonte ainda maior na economia.

“Querem tirar os impostos das empresas internacionais. Como haverá concorrência com o que é produzido no país? Esse governo golpista quer entregar nossas riquezas ao capital estrangeiro. A indústria naval, que já gerou milhares de empregos, está reduzida e os estaleiros praticamente fechados. Não podemos permitir que esse crime à nação continue a acontecer”, acrescentou o senador.

Título de cidadania macaense

Antes do início do seminário, o senador Lindbergh foi agraciado com o título de Cidadão Macaense pelas mãos do ex-vereador Antonio Franco, autor da honraria.

Jornalista: Júnior Barbosa

Jornalista: Júnior Barbosa
Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support