Petróleo e gás: autoridades defendem valorização da economia nacional

Foto:Ivana Gravina e Tiago Ferreira

O senador Lindbergh representou a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE).

No início da noite desta quinta-feira (19), a Câmara Municipal de Macaé realizou, em conjunto com a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE), o Seminário “Conteúdo Local na cadeia de petróleo e gás”. O encontro, que reuniu autoridades do estado, marcou a reabertura do plenário da antiga sede, hoje Museu do Legislativo.

O seminário foi solicitado e conduzido pelo vereador Marcel Silvano (PT), além de contar com a presença do presidente, Eduardo Cardoso (PPS), e do vereador Maxwell Vaz (SD). Estiveram presentes o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o deputado federal Luiz Sérgio (PT-RJ), parlamentares de Barra de São João, sindicalistas e membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

No início do encontro, Marcel explicou a importância do conteúdo local, ou seja, a priorização dos investimentos em negócios e indústrias nacionais. “Precisamos enfrentar esta crise com a valorização da nossa economia. O petróleo é uma riqueza que deve gerar desenvolvimento e qualidade de vida para todos. Não é priorizando empresas estrangeiras que superaremos as dificuldades.”

Eduardo Cardoso e Maxwell discursaram sobre a história do desenvolvimento de Macaé, que, hoje, se depara com expressivo aumento do desemprego, falência de empresas e baixa nos investimentos voltados para a Bacia de Campos.

O ato também foi marcado pela discussão sobre a Medida Provisória (MP) 795/2017, proposta pelo governo federal. Caso em vigor, as tributações dos produtos e serviços ligados à produção de gás e petróleo serão zeradas e, de acordo com Lindbergh, se reverterão em um desmonte ainda maior na economia.

“Querem tirar os impostos das empresas internacionais. Como haverá concorrência com o que é produzido no país? Esse governo golpista quer entregar nossas riquezas ao capital estrangeiro. A indústria naval, que já gerou milhares de empregos, está reduzida e os estaleiros praticamente fechados. Não podemos permitir que esse crime à nação continue a acontecer”, acrescentou o senador.

Título de cidadania macaense

Antes do início do seminário, o senador Lindbergh foi agraciado com o título de Cidadão Macaense pelas mãos do ex-vereador Antonio Franco, autor da honraria.

Jornalista: Júnior Barbosa