Políticas públicas para a juventude e combate à LGBTfobia em debate

Foto:Tiago Ferreira

Iza (foto) e Luiz Matos pedem a inclusão das pautas no calendário municipal

A vereadora Iza Vicente (Rede) foi a responsável pelo Projeto de Lei (PL) 58/2021, que propõe a criação do Dia Municipal de Combate à LGBTfobia. Já o pastor Luiz Matos (Republicanos) foi o autor do PL 32/2021 que institui a Semana Municipal da Juventude. Ambas as propostas foram aprovadas, na sessão da Câmara de Macaé desta quarta-feira (14).

A primeira com 9 votos a favor e um contra, do vereador Tico Jardim (Pros), enquanto a segunda recebeu 12 votos favoráveis e nenhum contrário.

Combate à LGBTfobia

Iza Vicente compartilhou alguns dados sobre homofobia em plenário, em que uma pesquisa recente revela que uma pessoa LGBTQIA+ é morta a cada 24 horas no Brasil, em razão da sua orientação sexual. Segundo ela, a mesma pesquisa mostrou que 37% dos entrevistados rejeitariam um filho ou familiar pelo mesmo motivo e 20% das empresas se recusariam a contratar um funcionário por ele ser gay ou trans.

“Temos um histórico de desrespeito por esse grupo, inclusive esta Câmara, que promoveu o impeachment de um prefeito na década de 60 por ele ser gay. O que queremos é acabar com essa discriminação”, informou a vereadora.

Políticas para a Juventude

Luiz Matos disse que a sua intenção é preparar os jovens para assumirem os rumos da cidade e do país no futuro. “Para isso precisamos pensar e debater políticas públicas para a juventude hoje”.

Iza concordou que é preciso qualificar os jovens que sofrem com a falta de oportunidades e o desemprego. Cesinha reforçou que é melhor investir em educação do que em presídios. E Amaro Luiz (PRTB) defendeu que o estado é responsável pela falta de oportunidades que empurram os jovens para a marginalidade.   Jornalista: Adriana Corrêa