Políticas públicas para a juventude e combate à LGBTfobia em debate

Foto:Tiago Ferreira

Iza (foto) e Luiz Matos pedem a inclusão das pautas no calendário municipal

A vereadora Iza Vicente (Rede) foi a responsável pelo Projeto de Lei (PL) 58/2021, que propõe a criação do Dia Municipal de Combate à LGBTfobia. Já o pastor Luiz Matos (Republicanos) foi o autor do PL 32/2021 que institui a Semana Municipal da Juventude. Ambas as propostas foram aprovadas, na sessão da Câmara de Macaé desta quarta-feira (14).

A primeira com 9 votos a favor e um contra, do vereador Tico Jardim (Pros), enquanto a segunda recebeu 12 votos favoráveis e nenhum contrário.

Combate à LGBTfobia

Iza Vicente compartilhou alguns dados sobre homofobia em plenário, em que uma pesquisa recente revela que uma pessoa LGBTQIA+ é morta a cada 24 horas no Brasil, em razão da sua orientação sexual. Segundo ela, a mesma pesquisa mostrou que 37% dos entrevistados rejeitariam um filho ou familiar pelo mesmo motivo e 20% das empresas se recusariam a contratar um funcionário por ele ser gay ou trans.

“Temos um histórico de desrespeito por esse grupo, inclusive esta Câmara, que promoveu o impeachment de um prefeito na década de 60 por ele ser gay. O que queremos é acabar com essa discriminação”, informou a vereadora.

Políticas para a Juventude

Luiz Matos disse que a sua intenção é preparar os jovens para assumirem os rumos da cidade e do país no futuro. “Para isso precisamos pensar e debater políticas públicas para a juventude hoje”.

Iza concordou que é preciso qualificar os jovens que sofrem com a falta de oportunidades e o desemprego. Cesinha reforçou que é melhor investir em educação do que em presídios. E Amaro Luiz (PRTB) defendeu que o estado é responsável pela falta de oportunidades que empurram os jovens para a marginalidade.   Jornalista: Adriana Corrêa

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support