Portal da Transparência do Legislativo em fase final

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">A expectativa é que em 15 dias o Portal da Transparência do Legislativo já esteja no ar,&nbsp;</span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">com pelo menos 80% das informações.</span>

O presidente da Câmara Municipal de Macaé, Eduardo Cardoso (PPS), anunciou, na sessão desta terça-feira (8), que o Portal da Transparência do Legislativo está em fase final. “A expectativa é de que em 15 dias ele já esteja no ar. Se não estiver totalmente concluído ao fim desse prazo, acredito que estará disponível com pelo menos 80% das informações.” O anúncio foi motivado por um requerimento do vereador Marcel Silvano (PT), que solicitou a reformulação do espaço virtual. 
 

De acordo com o autor do requerimento, o portal da transparência é um mecanismo de empoderamento do cidadão comum, para que este possa fiscalizar os atos dos gestores públicos. “Além disso, funciona como uma ferramenta de ampliação da participação popular, uma vez que permite a população fiscalizar os gastos com o dinheiro público e opinar sobre essas questões”, destacou Marcel.
 

Maxwell Vaz (SD) manifestou apoio ao requerimento de Marcel e reconheceu o esforço da Direção e da Presidência da Câmara em colocar o novo portal no ar. Contudo, pediu esclarecimentos sobre a relação de servidores cedidos aos gabinetes dos vereadores. 
 

Sobre essa questão, o presidente explicou que a Câmara informará apenas a relação de servidores que foram cedidos à instituição e, de fato, prestam serviço à administração do Legislativo. “Penso que seja o mais apropriado, já que a cessão de servidores do Executivo para o gabinete dos vereadores é feita em negociação direta entre o prefeito e o parlamentar.” Segundo Eduardo, neste caso, o funcionário é cedido para trabalhar para o mandato do vereador, não para a Câmara e, por isso, a decisão não passa pelo Legislativo.

Jornalista: Adriana Corrêa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support