Presidência faz balanço do primeiro mês de gestão

De acordo com Cesinha, pandemia é o maior desafio a ser vencido

Há quase um mês, a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Macaé trabalha para avançar os trabalhos, mesmo com as limitações impostas pela pandemia. Por isso, o recesso parlamentar não significou a paralisação das atividades. Assim que assumiu a presidência, Cesinha (Pros) adotou medidas que geraram economia e mais celeridade aos processos.
Logo nos primeiros dias de janeiro, os vereadores anteciparam a definição das comissões permanentes, uma das bases do Legislativo. Na sequência, também houve consenso sobre o corte salarial dos cargos comissionados, em 10%, até o final do primeiro trimestre. Como o Executivo estimou queda no orçamento, o repasse para a Câmara será, consequentemente, menor do que nos anos anteriores.
“A realidade econômica de Macaé nos impõe enormes desafios. Como presidente, trabalho para que o Legislativo construa pontes e dialogue cada vez mais com a sociedade. Precisamos estar atentos às necessidades da população, além de apoiar iniciativas que gerem emprego e renda. Assim, voltaremos a crescer”, disse Cesinha.
Em acordo com os protocolos de segurança vigentes, os vereadores ainda promoveram reuniões para tratar de temas como educação, saúde e segurança pública.
Inclusão social
Após receber membros do grupo Motivados Pelo Autismo – Macaé (Mopam), a Câmara voltou a se reunir com representantes do Executivo, nesta quinta-feira (28), para discutir avanços nas políticas inclusivas.  Uma das propostas é agilizar o processo para emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), além da elaborar cartilhas informativas e adesivos de prioridade para veículos.
Cesinha, ao lado de Tico Jardim (Pros) também solicitou que o governo estude uma forma adesivar repartições públicas com o símbolo do autismo, alertando sobre a prioridade em serviços e atendimentos.
O encontro serviu, ainda, para discutir com o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz Ferreira Neto, melhorias para o trânsito. “Hoje, vemos que muitas oportunidades não são concretizadas por falta de infraestrutura adequada. A Região Serrana, por exemplo, tem grande potencial turístico, mas as estradas são péssimas”, disse Cesinha.
Atividades internas
A Procuradoria da Câmara formou uma equipe de servidores para atualizar o Regimento Interno (RI), que estabelece o conjunto de regras e funcionamento das atividades legislativas, bem como dos mandatos parlamentares. Nos últimos anos, diversas emendas foram incluídas no texto original e o objetivo é unificar o documento. Posteriormente, haverá uma análise para a reforma do conteúdo.
Dos atuais 17 vereadores, somente 5 estavam na legislatura passada. Com a chegada dos novos servidores, a Secretaria vem prestando o suporte necessário aos gabinetes, principalmente para a utilização do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Nele, os interessados podem acompanhar, em tempo real, a tramitação e o conteúdo de todas as propostas a serem discutidas e votadas no plenário.
Agenda
A primeira sessão ordinária da 52ª Legislatura (2021-2024) acontece no dia 2 de fevereiro, às 10h. Em acordo com o Regimento Interno, os encontros são fixados todas as terças e quartas-feiras, no mesmo horário.
Por medida de segurança, o ato será realizado em videoconferência e com transmissão simultânea no Youtube (canal Câmara de Macaé). Outra forma de acompanhar é diretamente no link: https://www.cmmacae.rj.gov.br/tv-camara/.
Fale com o seu vereador
Com os atendimentos presenciais ainda restritos, o Legislativo orienta que o cidadão busque o contato com os parlamentares no site oficial. É possível enviar solicitações por meio de formulários digitais, incluindo o anexo de arquivos, imagens ou vídeos no endereço: https://www.cmmacae.rj.gov.br/vereadores/ (na Galeria, clicar no vereador com quem deseja contato).

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.