O objetivo da Câmara Itinerante é dar oportunidade aos moradores de todos os bairros e distritos de Macaé de apresentar propostas e reivindicações para suas comunidades, além de cobrar ações dos governos. Para a realização do evento, a Câmara Municipal disponibiliza toda a estrutura de uma sessão no local.

O projeto, pioneiro no estado, surgiu durante a legislatura 2009-2012 por solicitação do vereador Júlio César de Barros. Na época, a proposta foi aprovada por unanimidade pelo parlamento e formalizada pelo então presidente Paulo Fernando Martins Antunes. Em 2015, ganhou continuidade na gestão do presidente Eduardo Cardoso.

Posteriormente, os parlamentares se tornam os porta-vozes dos cidadãos e levam suas considerações até os responsáveis pela solução dos problemas apresentados. Para participar, basta comparecer no horário e local indicado. A entrada é livre.

Devido à pandemia da Covid-19, a retomada do projeto precisou ser adiada. A primeira edição sob o comando do presidente Cesinha, aconteceu no dia 06 de maio de 2023, no Bairro Virgem Santa.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.