Projeto de Lei 144/2018

DETERMINA O TOMBAMENTO, COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO MUNICÍPIO DE MACAÉ, O MURO DA PRAIA DE IMBETIBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

DETERMINA O TOMBAMENTO, COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO MUNICÍPIO DE MACAÉ, O MURO DA PRAIA DE IMBETIBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A CÂMARA MUNICIPAL DE MACAÉ, no uso de suas atribuições legais,

DELIBERA:

 

Art. 1º Fica tombado, como Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Macaé, o Muro de proteção localizado ao longo da Avenida Elias Agostinho, Praia da Imbetiba, Macaé RJ.

Parágrafo Único – Fica incluído neste tombamento o outro muro de proteção localizado entre a Praça e o Mar da Imbetiba.

Art. 2º Em razão do presente Tombamento, fica proibida qualquer destruição ou descaracterização do imóvel em questão, preservando-se suas características originais.

Art. 3º O Poder Executivo regulamentará esta Lei por Decreto no que couber.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Sala das Sessões, 28 de novembro de 2017

________________________________

EDUARDO CARDOSO GONÇALVES DA SILVA

VEREADOR- AUTOR

 

 

JUSTIFICATIVA :

 

 

Com uma história que começou em 1627, com a colonização portuguesa, Macaé preserva um rico patrimônio histórico, e um deles é o Muro da Praia de Imbetiba. Construído em 1880 para atender as necessidades do Porto de Imbetiba, que funcionava como escoadouro da produção agrícola da Bacia de Campos e Macaé.

 

Implantado sobre uma pedra está localizado na Praia de Imbetiba, em frente a Ilha do Papagaio. Formado de pedra, o monumento possui escadas de acesso à Praia, oferecendo uma boa paisagem aos visitantes.

 

De acordo com Historiadores macaenses, o muro da Praia de Imbetiba foi construído pela companhia Macaé Campos, quando operava a ligação férrea entre as duas cidades e marítima entre Macaé e a corte em conjunção.

  

A Praia da Imbetiba foi o point da juventude nas décadas de 70 e 80. “Muitos jovens se reuniam no Bar e Restaurante 860, no Redondo, Varandão, Mocambo, Pub, e no fim da noite, era no Trailler do Demerval que a turma se deliciava com o sanduíche, que marcou toda uma geração: o Bistrot”.

 

O Bistrot ficou na saudade, e hoje a Praia da Imbetiba é a base do terminal marítimo de apoio às atividades da Petrobras. A orla vem sendo utilizada pelos praticantes de cooper e esportistas da natação “Academia dos Anormais”, que todas as manhãs podem ser encontrados por lá. É um grupo da sociedade que se reúne para manter viva a história da Imbetiba”.

  

                       Dr. Eduardo Cardoso Gonçalves da Silva

                                         Vereador autor

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support