Indicação 424/2009

Solicita a homenagem a um admirável ser humano Dr. Kleber Guimarães

O vereador que a presente subscreve, depois de cumpridas as normas regimentais, indica ao Exmo. Sr. Chefe do Executivo Municipal a significativa oportunidade que temos de homenagear um admirável ser humano; um qualificado, dedicado e respeitado servidor público municipal. Trata-se do saudoso Dr. Kleber Guimarães.
Tendo em vista a não legalização plena do local e, não querendo deixar escapar a oportunidade, sugerimos um compromisso tácito entre este Legislativo e o Executivo Municipal, no sentido de que a via, ora em implantação, que atenderá às demandas de circulação de pessoas e veículos às dependências dos Ministérios Públicos Federal e Estadual (o segundo já em funcionamento), receba o nome de “Dr. Kleber Guimarães”.
Respeitosamente, gostaríamos de receber, em breve tempo, a confirmação de aceitação de nossa proposta.

ANEXOS:   I – Texto sobre Dr. Kleber, escrito pelo amigo José Milbs.
                  II – Foto de satélite, indicando o local pretendido para a homenagem.

Sala das Sessões, 16 de setembro de 2009.

 

FRANCISCO ALVES MACHADO NETO

Vereador – Autor

ANEXO I – INDICAÇÃO Nº424/2009
Fl. 01/02
Assim escreveu José Milbs:

“KLEBER GUIMARÃES UMA HISTÓRIA VIVA DO JUDICIÁRIO FLUMINENSE…
Falar da vida de Kleber Guimarães para mim se torna muito fácil. Convivi com ele desde os anos 60, quando vinha à Região de Petróleo em visita a sua tia Zenita, esposa de meu primo Pierre Tavares da Silva Ribeiro. Antes, seus pais frequentavam a Igreja Batista onde Agnes Guimarães ministrava ensinamentos bíblicos.
Kleber era um ser diferenciado dos demais de sua época. Elegantemente vestido nos uniformes militares de sua infância tinha o dom da cordialidade. 
De seu irmão Celso herdou o carinho pelos empreendimentos e se tornou um dos mais efusivos defensores da dimensionalidade geográfica desta região. Antes mesmo que o petróleo assumisse a febril vontade de enriquecimento de muitos moradores, Kleber já antecipava o que viria a ser nos anos desde século que se inicia. Criou vários Bairros, loteando e espalhando famílias por toda a extensão da cidade de Macaé,…”
O Bairro da Riviera era a ‘menina de seus olhos atentos ao crescimento da cidade’. Ali ele vislumbrou a Riviera Francesa em muitas de suas viagens ao exterior. Para mim contava suas façanhas, …. Fantasiava alguns trechos que dominava com a fala e se transformava, às vezes, num grande criador de deslumbramentos comuns aos grandes novelistas do cenário nacional.
Kleber foi um dos poucos brasileiros que podia escolher a cidade para viver, trabalhar e morrer. Tinha acesso a grandes metrópoles e escolheu esta região para fazer história. Advogado brilhante, empresário, político, jornalista, cronista, homem do povo, Kleber sabia brincar com as mentes humanas…..
Gostava de se fazer presente em todos os acontecimentos sociais. Elegante, do alto de seus 80 anos, fazia questão de usar a palavra e desfilar nas ruas de Macaé sempre dentro de seus ternos escolhidos nos melhores alfaiates do Rio de Janeiro. Escreveu vários textos no ‘O REBATE’ nos anos 60 e 80. Amigo pessoal de Almir da Silva Lima e, ultimamente tendo ao seu lado o fiel escudeiro Renato Rasma. Dois jovens saídos das nossas ruas empoeiradas o que veio demonstrar a simplicidade de Kleber no trato com pessoas do POVO.
Tive a honra de, quando ainda eu era amigo do Sylvio Lopes, ter apresentado Kleber a ele. Convidado aceitou trabalhar na Procuradoria do Município onde fez do local um ambiente popular onde as pessoas simples eram sempre atendidas e levadas ao atendimento jurídico.
Quando o Poder Judiciário de Macaé estava abarrotado de milhares de processos que precisavam de andamento, a maioria de pobres, Kleber foi convidado e funcionou, durante anos, como Advogado dativo, onde milhares de pessoas, filhos, esposas, amigos e gente simples, tiveram seus processos em andamento e solucionados. Era, nas madrugadas de sua velha casa no Alto dos Cajueiros, que ele fincava os olhos, debruçava noites no estudo dos aparados legais que iriam ajudar as pendengas.
Um dia escrevi sobre ele e disse: Kleber, como advogado criminalista, era ‘o monstro sagrado do Direito’. E fui mais longe ao afirmar que: ‘dentro das vestes do elegante advogado Kleber Guimarães, estava escondido um bravo Operário da Lei’, num belo macacão que honrava a Toga de Juiz que ele sempre gostou de dizer que era…

 
Fl. 02/02

E por que não o Juiz Kleber Guimarães? por que não o Magistrado Kleber Guimarães?…
……. Kleber era um sabedor nato das nossas vontades de ouvir histórias. Fazia com que todos se sentissem participante da ciranda da vida com suas alegres histórias, muitas delas, fantasiadas para que os ouvintes se sentissem dentro delas. Foi um grande homem, um bom advogado, um sábio juiz e um fiel ‘Amigo dos Amigos’.
…………., num leito de CTI na Casa de Caridade de Macaé", faço público um de seus desejos e pedidos quando a gente andava juntos pelas ruas de Macaé, Rio de Janeiro e Fóruns. Ele me pediu: ‘Se algum dia eu estiver vivo, ainda que inconsciente, escreva algo sobre mim. Não faça depois de morto não. Gostaria que as energias que saem de seus dedos de cronista saiam de uma maneira suave como se eu ainda pudesse ler. Você, Jose Milbs, é um gênio e como tal queria ter de você algo ainda em vida’. Pois ai está, meu velho amigo Kleber a minha homenagem a você ainda em vida.
Macaé, Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2008, 14,43 minutos.
……………….
Dia 31 de Dezembro de 2008, sem ver o nascer do Sol de 2009, chega a noticia da morte do Juiz do Povo Kleber Guimarães. Almir da Silva Lima me deu a notícia ainda com a tristeza de quem, como o Renato Rasma e os familiares do Kleber, estavam esperando sua recuperação.
…………………..
Abre-se, hoje, 31 de Dezembro de 2009, uma lacuna impreenchível no Judiciário Brasileiro com a morte do ‘Juiz’ Kleber Guimarães. Morre com ele o Romantismo do Direito,………
FONTE: Texto de José Milbs de Lacerda Gama – Jornal O Rebate – Edição de 01/01/2009.

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support