Quarentena: audiência pública debaterá volta às aulas

Evento virtual será no dia 20 de julho, com transmissão pela TV Câmara

Guto Garcia (PDT) antecipou que o Requerimento 200/2020, apresentado por ele e aprovado na sessão online desta terça-feira (7), no Legislativo macaense, não visa a discussão do prazo para a volta às aulas. A audiência pública solicitada na proposição está marcada para o dia 20 de julho, às 18h, por teleconferência, com transmissão pela TV Câmara.
“A data do retorno quem vai decidir é o prefeito com a Secretaria de Saúde. Nós queremos discutir em que condições de saúde e segurança, em relação ao Covid-19, as aulas retornarão”. Segundo o vereador, ainda entrará na pauta o período pelo qual o ano letivo se prolongará, podendo continuar no início de 2021. “A bolsa-alimentação aos alunos também poderá ser debatida”.
Marcel Silvano (PT) apoiou a iniciativa. “É importante esse debate. Não há consenso dos professores sobre o fim da quarentena. Muitos pais estão apreensivos com a ideia de levar os filhos à escola. A pandemia mostrou ainda mais a desigualdade na educação. Há alunos que têm acesso aos conteúdos digitais e outros, não”, comentou ele, citando temas possíveis para o evento.
A redução do número de alunos por sala, padrões de higiene e alimentação foram itens mencionados por Maxwell Vaz (SD) para entrarem na discussão.
Silvano e Guto lembraram que o prefeito Aluízio dos Santos Júnior (PSDB) tem sido cauteloso na retomada de atividades. “Acredito que ele vai esperar outras cidades voltarem às aulas e observá-las bem antes de autorizar o retorno em Macaé”, disse Garcia, considerando que as crianças, por serem assintomáticas, são forte vetor de transmissão do coronavírus.
O requerimento foi aprovado pela unanimidade dos votantes. Após a transmissão, o vídeo da audiência do dia 20 ficará disponível no canal da Câmara no Youtube.
Aulas via rádio no confinamento
A educação na rede pública no contexto da pandemia foi assunto também do Requerimento 241/2020, de Márcio Bittencourt (Cidadania). A solicitação ao Executivo para buscar espaço em rádios comunitárias a fim de que professores apresentem aulas a alunos sem acesso à internet foi aprovada por unanimidade. “Professores me procuraram e pediram que eu fizesse a proposta”.
Foi ainda aprovado unanimemente o Requerimento 187/2020, de Marcel. Ele propõe que o Procon e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda façam a intermediação entre proprietários de imóveis e comerciantes que não conseguiram pagar os aluguéis, devido à suspensão de suas atividades com as medidas de isolamento social. “Precisamos fazer algo para que esses empreendedores não fechem suas portas definitivamente”.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.