Servidores da Câmara reforçam campanha de combate ao câncer de mama

A doença é o tipo de câncer mais comum em mulheres de todo o mundo

Na manhã desta terça-feira (11), a Câmara Municipal de Macaé aderiu ao “Outubro Rosa”, campanha internacional de combate ao câncer de mama. Antes do início da sessão, os servidores se reuniram com blusas rosa, cor escolhida para as mobilizações contra uma das doenças que mais cresce no mundo.

 

O foco da campanha é voltado para mulheres acima dos 35 anos e o Ministério da Saúde recomenda exames preventivos e o autoexame, pois um possível diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura. Medidas simples, como alimentação saudável e a prática de exercícios físicos de rotina, podem reduzir em até 28% o risco de desenvolver o câncer de mama.

 

“O Setor Médico do Legislativo presta o primeiro atendimento às servidoras para tirar dúvidas e prestar orientações. Caso seja necessário, encaminhamos para atendimento externo”, reforçou a enfermeira Ana Carolina Badini Bastos.

 

Em fevereiro, a Câmara de Macaé aprovou uma indicação do vereador George Jardim (PMDB) que solicita ao governo municipal um dia de folga por ano para que todas as servidoras possam realizar os exames preventivos de câncer de mama e do colo do útero. Até o final do mês, o prédio do Legislativo será iluminado com a cor da campanha.

 

De acordo com pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o tipo mais comum de câncer em mulheres no mundo, tendo maior incidência de morte nos países menos desenvolvidos. Apesar de raro,1% dos casos atinge os homens. Entre os maiores desafios destacam-se os avanços na detecção, diagnóstico e tratamento da doença.

 

Jornalista: Júnior Barbosa

Últimas Notícias

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.