SIT: ônibus lotados causam indignação no plenário da Câmara

Vereadora solicitou aumento da frota em circulação
O requerimento de Iza Vicente (Rede) pedia informações à Secretaria de Mobilidade Urbana sobre a possibilidade de ampliar a frota de ônibus que circulam na Ajuda de Cima, Imburo, Bosque Azul e Verdes Mares. Aprovado na sessão da Câmara de Macaé desta terça-feira (11), levou a um grande protesto dos vereadores contra os serviços prestados pela empresa SIT na cidade.
“É hipocrisia dizer para as pessoas se protegerem se, quando elas precisam sair, são obrigadas a viajar em ônibus lotados. O prefeito na campanha se comprometeu a ter uma nova postura com a SIT”, lembrou a autora.
O presidente Cesinha (Pros) disse que recebeu várias denúncias. “Nos horários de pico, precisa ter mais veículos”. Paulo Paes (Democratas) questionou: “Quem são os servidores que fiscalizam?”.
Edson Chiquini (PSD), titular da Comissão Permanente de Transporte, defendeu nova licitação para o serviço. “Fomos até a empresa e nos disseram que a prefeitura há muito não reajusta os valores e demora a pagar”, acrescentou.
Aumento da frota e preço do combustível
José Prestes (PTB) afirmou ter sido informado de que trabalhadores da SIT não estão recebendo em dia. “Apenas a comissão não vai ter o impacto necessário. Toda a Câmara deve se manifestar. Esse problema já dura quase nove anos”. Thales Coutinho (Cidadania) também relatou visita. “Informaram ter dobrado a frota, mas isso nós não vemos nas ruas”.
O líder do governo Guto Garcia (PDT) sustentou que o governo está em dia com a empresa. Diz ainda que a SIT alega não colocar mais ônibus para rodar, devido aos constantes reajustes no preço do óleo diesel. “Eles aumentaram de 90 para 170 carros e deve chegar a 200 no final do ano. Mas se o problema continuar, podemos, sim, pensar em nova licitação”.
Outras propostas
Foram aprovadas também solicitações ao governo de: Alan Mansur (Cidadania), sobre barco de resgate para a atividade pesqueira; Guto Garcia, para reativação do Ceasa; e Professor Michel (Patriota) acerca de apoio e proteção aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) no combate à pandemia.
Fechamento da UFRJ
O presidente Cesinha abriu a sessão lamentando o perigo de fechamento da UFRJ devido a cortes de verbas realizados pelo governo federal. “Essa universidade vem realizando um grande trabalho no combate ao coronavírus. Quando não investimos em educação podemos ter que, no futuro, construir mais presídios”.
Iza Vicente fez coro: “É lamentável, não apenas para Macaé, onde temos um campus da UFRJ, mas para o Brasil e todas as universidades públicas que têm sido tão atacadas pelo governo do país”. A vereadora ainda lembrou que recentemente integrantes da instituição estiveram na Casa para esclarecimentos sobre a Covid-19.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.