Transporte: aprovado projeto que desobriga obesos de passarem pela roleta

Projeto de Welberth foi oportunidade para outros vereadores criticarem a SIT.

Aquele desconforto e constrangimento que os “gordinhos” vivem ao passar pelas roletas dos coletivos motivaram o Projeto de Lei (PL) 87/2018, de Welberh Rezende (PPS). A proposição foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira (11), na Câmara Municipal de Macaé.
Segundo o autor, o PL resultou da solicitação de uma pessoa obesa que sofre para utilizar o transporte público. “Fomos procurados no gabinete e ficamos sensibilizados”, explicou. O vereador Marcel Silvano (PT) apoiou, mas criticou o Sistema de Transporte Integrado (SIT). “Temos uma qualidade tão ruim no serviço que iniciativas assim, mesmo se boas, não conseguem reverter”.
De acordo com Marcel, o mesmo ocorreu com a lei que torna todos os assentos preferenciais. “Além disso, as pessoas denunciam possíveis descumprimentos da lei à ouvidoria da (empresa) SIT e não à Secretaria de Mobilidade Urbana” observou ele, indicando que dessa forma não ocorreria penalização legal.
Welberth acrescentou que, inclusive, poucas pessoas fazem denúncias. “Soube de apenas um caso em que o usuário preferencial fez questão de ocupar um assento, mas a pessoa que estava sentada não quis levantar. Depois de reclamação ao motorista, que confirmou a lei, a pessoa cedeu o lugar”.
Dupla função de motorista como cobrador
Maxwell Vaz (SD) também fez críticas à SIT imaginando a lei em vigor. “O passageiro pede ao motorista para evitar a roleta entrando por trás, pensando em pagar ao cobrador. Só que na maioria dos ônibus o cobrador é o próprio motorista, que terá de parar o veículo e ir até a roleta para receber o dinheiro”, supôs, apresentando um quadro ainda mais constrangedor para o obeso.
O presidente, Eduardo Cardoso (PPS), participou do debate. “Eu sinto na pele a situação das pessoas obesas. Penso que medidas assim são um sinal de solidariedade social por meio do Legislativo. Outro sinal positivo seria a oferta, pelo poder público, de cirurgias bariátricas para quem não pode pagar”.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.