Transporte, saúde e turismo: vereadores discutem problemas da Serra

Foto:Ivana Gravina

Val pede melhoria nas linhas de ônibus que ligam a cidade aos distritos.

Os problemas com os serviços públicos prestados aos distritos da Região Serrana voltaram a ser tema de discussões no plenário da Câmara Municipal de Macaé. Durante sessão desta quarta-feira (21), foram aprovados três requerimentos do vereador Valdemir da Silva Souza (PHS), o Val Barbeiro, com cobranças para melhoria das linhas de ônibus, ampliação do programa de equoterapia e fomento nas feiras artesanais.

Sobre o primeiro requerimento, Val pediu atenção especial nos horários de pico do trânsito. “Diversos presidentes das associações de moradores nos cobraram porque há períodos do dia em que o trajeto da cidade para os distritos chega a durar até duas horas e meia. A população precisa de um transporte melhor”, disse.

De acordo com Marcel Silvano (PT), há omissão por parte do governo municipal. “O que vemos é uma relação promíscua entre o prefeito e a empresa responsável pelo transporte. Esse é um problema muito sério porque envolve uma concessão pública. É direito dos cidadãos”, lembrou.

Além das linhas comuns, Maxwell Vaz (SD) solicitou a palavra para denunciar problemas com o transporte escolar. “Ontem (20), as crianças do Sana ficaram sem aula”. Para George Jardim (PMDB), as estradas também comprometem a qualidade do serviço. “É humanamente impossível trafegar pela Serra. A linha que saía do Frade ao Sana está paralisada por falta de condições, por exemplo. Enquanto isso, o prefeito e os secretários seguem na inércia”, criticou.

Luiz Fernando (Avante) fez coro à fala de George e também citou atrasos em projetos de transporte público na cidade, como a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Equoterapia: inclusão social e desenvolvimento físico

Na sequência, foi discutido o serviço de equoterapia, que é o tratamento direcionado a pacientes com paralisia cerebral, síndrome de Down, autismo ou que tenham recomendação médica para atividades psicomotoras feitas com o auxílio de cavalos. Segundo Val, há carência de ampliação de vagas para a Serra. “Há 10 pacientes atendidos pelo projeto, mas a necessidade é bem maior”, frisou.

Após questionamentos da oposição sobre os boatos de fim da equoterapia em Macaé, o líder do governo Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto, desmentiu. “Desde a segunda-feira (19), as atividades do programa foram retomadas. Houve uma pausa para que a nova direção pudesse reorganizar as atividades. Ao todo, são prestados 650 atendimentos a 183 pacientes”, informou.

Turismo fomentado pela agroindústria

Como forma de valorizar os pequenos produtores da Região, Val defende que a prefeitura fomente as feiras artesanais que acontecem semanalmente. A ideia é dar mais estrutura para atrair público, movimentar a economia e o turismo local. O requerimento, assim como os demais, foi aprovado por unanimidade.

Jornalista: Júnior Barbosa