Vereadores aprovam criação da CPI para investigar contrato com a BRK

A comissão, proposta pela Mesa Diretora, poderá apresentar relatório em 90 dias
 A Câmara de Macaé criou nesta terça-feira (24) a Comissão Especial de Inquérito (CEI), popularmente conhecida como CPI, para investigar o contrato da prefeitura com a BRK Ambiental, firmado em 2012. O presidente será Amaro Luiz (PRTB), o relator, Edson Chiquini (PSD), a titular, Iza Vicente (Rede) e os suplentes, Luiz Matos (Republicanos) e Reginaldo do Hospital (Podemos).
A votação a favor foi unânime. O presidente Cesinha (Pros) afirmou que trata-se de uma reivindicação de todos os parlamentares. “Vamos realizar um abaixo-assinado eletrônico e pedir também o apoio popular”. Segundo ele, o Executivo também tem muitas dificuldades em encaminhar soluções com a empresa. “Ela não tem responsabilidade com o município”.
Amaro Luiz, por estar na presidência da comissão, disse que não tecerá comentários sobre a concessionária, “para não ser antiético”. Iza falou em seguida. “Algumas coisas já ficaram claras, como a tendência de favorecer a zona sul da cidade. Agora teremos mais fatos para esclarecer a população e buscar respostas do Executivo”.
BRK é novo nome da Odebrecht
Já Chiquini afirmou: “A BRK recebe duas vezes, da administração municipal e dos usuários, mas o atraso do cronograma de obras é absurdo”. Ele também mencionou a prioridade à área nobre. E Luiz Matos complementou. “Se lá já estão fazendo um péssimo serviço, imagine quando forem para a Barra, a Nova Holanda e a Fronteira?”. Luiz Fernando (Cidadania) lembrou que BRK é um novo nome para a Odebrecht. “O modus operandi continua o mesmo”.
O Projeto de Resolução (PR) 010/2021 que cria a comissão foi proposto pela Mesa Diretora, a fim de melhorar o serviço prestado à população.  Ele prevê que o resultado dos trabalhos seja apresentado em 90 dias, “prorrogáveis por igual período, caso necessário”. O prazo conta a partir da publicação, anunciada por Cesinha para esta quarta-feira (25).
Outras votações
Entre outras matérias, foram ainda aprovados os projetos de lei (PLs) de Rafael Amorim (PDT) e Professor Michel (Patriota). O de Amorim proíbe fogos de artifícios sonoros. “Eles podem ocasionar acidentes que levam à morte pessoas e animais”.
Cesinha mencionou o mal-estar causado a portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O PL teve 13 votos favoráveis e 1 contrário, de Luiz Fernando. Ele alegou que os fogos são importantes para festas católicas e que não sabe de casos fatais nessas ocasiões.
O projeto de Michel (Patriota) obriga órgãos que recolhem animais abandonados a exigir identificação dos donos na retirada, para informação à polícia. “Abandono é crime. Além disso, esses proprietários colocam vidas em risco”.
Agenda
Está previsto para terça-feira (31) o comparecimento ao plenário do secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira Lima, durante o Grande Expediente, para falar o programa Guarda Sênior, a pedido de Luiz Matos, aprovado por unanimidade.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.