Vereadores cobram medidas de combate à fome e à desigualdade social

As propostas aprovadas são dos vereadores Reginaldo do Hospital (foto) e Cesinha

O Requerimento nº 489/2021, que indaga ao Executivo o prazo para a reabertura do Restaurante Popular, motivou uma discussão na Câmara Municipal de Macaé sobre a necessidade de políticas públicas de combate à pobreza e à desigualdade social. Idealizado por Reginaldo do Hospital (Podemos), o documento aprovado na sessão desta quarta-feira (13) é o segundo do tipo com o mesmo conteúdo, ainda sem resposta.

Embora tenha se mostrado animado com a possibilidade de a cidade receber mais um restaurante popular, Reginaldo cobrou o que acredita ser mais urgente: os processos licitatórios necessários para a reativação do Restaurante Popular da Aroeira.

De acordo com o vereador, uma comitiva de Macaé esteve na capital, na semana passada, para uma reunião com autoridades ligadas ao governo do estado do Rio de Janeiro. “Discutimos a possibilidade de trazer uma unidade do Restaurante do Povo para a nossa cidade, o que é ótimo. Contudo, não podemos abrir mão do que já temos. Precisamos de mais para superar o problema da fome e da insegurança alimentar da população”.

O debate seguiu com a aprovação de outro requerimento, o de nº 491/2021, do presidente Cesinha (Pros). Ele pediu ao Executivo que estude a possibilidade de retornar com a bolsa alimentação. O auxílio pecuniário emergencial foi concedido com a finalidade de garantir aos estudantes municipais condições de se alimentarem no período em que as escolas estavam fechadas, durante a pandemia da Covid-19. “Peço que o prefeito estenda o benefício pelo menos até o final do ano. Essa ajuda é muito importante para as famílias”, disse.