Vereadores discutem situação do transporte escolar

Encontro contou com a presença de representantes do Executivo

O retorno às aulas presenciais ainda depende, principalmente, do avanço da campanha de imunização contra a Covid-19. No entanto, a Câmara Municipal de Macaé já discute um dos serviços essenciais para muitas famílias: o transporte escolar. Na manhã desta segunda-feira (25), parlamentares se reuniram com representantes da Educação e da Mobilidade Urbana para tratar do edital que deve ser lançado em breve.
De acordo com Edson Chiquini (PSD), o Executivo precisa aumentar o tempo de registro e de durabilidade dos veículos. Ele afirma que é possível ter a flexibilização sem diminuir a segurança e a qualidade no transporte. “Entre motoristas e monitores, quase mil profissionais foram afetados pela pandemia. No atual formato, 80% deles não conseguirão cumprir as exigências”.
Iza Vicente (Rede) reforçou a fala de Chiquini. “Esta é uma questão que preocupa muitos pais. Também defendo que o novo edital contemple transportes mais simples, desde que o serviço seja prestado da maneira adequada”, disse.
O presidente Cesinha (PSD) lembrou que boa parte dos trajetos é feita em estradas sem infraestrutura adequada, especialmente na Região Serrana. “Na localidade de Crubixais, por exemplo, os alunos não conseguem chegar na escola se estiver chovendo”.
Reivindicações
A Comissão Permanente de Educação e Cultura, presidida pelo Professor Michel (Patriota), se reunirá ao longo da semana para discutir os pontos apresentados. Ele participou do encontro ao lado dos membros do grupo, Iza e Thales Coutinho (Podemos). Guto Garcia (PDT), relator, foi representado por um assessor parlamentar.
Desses encontros poderão ser formalizadas propostas para alterar a lei que estabelece as diretrizes do transporte escolar. Uma das reivindicações da categoria é a permissão para que os veículos possam ser utilizados em atividades turísticas aos finais de semana.
Executivo
De acordo com a secretária adjunta de Educação Básica, Andrea Carvalho, a meta é assegurar que cada vez mais estudantes estejam matriculados em escolas próximas de onde moram. “Esta também é uma forma de ter mais participação dos pais no convívio escolar”, acrescentou.
Presente no encontro, o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz Ferreira Neto, disse que a pasta trabalha no mesmo entendimento dos vereadores. “Com a equipe técnica, vamos analisar as melhores alternativas para o que foi discutido hoje”, finalizou.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.