Vereadores pedem auxílio para os cooperados do transporte escolar

Foto:Reprodução

Foram votadas ainda matérias sobre taxas públicas e prevenção à Covid-19

O Requerimento 248/2020 foi aprovado com 15 votos favoráveis e nenhum contrário em sessão virtual extraordinária, realizada nesta quarta-feira (5), pela Câmara Municipal de Macaé. De autoria de Julinho do Aeroporto (PSDB), a proposta visa conceder auxílio financeiro aos condutores de transporte escolar, que estão sem trabalhar desde a suspensão das aulas na rede pública de ensino. O valor do benefício seria de R$ 1.200 a serem pagos em dois meses.

Segundo Julinho, essa seria uma forma de ajudar os trabalhadores do transporte escolar e suas famílias a se manterem neste período de pandemia, uma vez que os profissionais da categoria permanecem sem renda. “Eles foram impedidos de trabalhar por força dos decretos municipais e precisam desse auxílio, tal como outros grupos que já foram contemplados”. O vereador lembrou da situação das merendeiras escolares, que também ficaram sem emprego e renda com a paralisação das aulas.

O presidente Eduardo Cardoso (Podemos) informou que fez o mesmo pedido de forma verbal ao prefeito, mas não foi atendido. Ele recordou que essa também é a situação dos artistas e profissionais independentes da cultura. “A situação está muito complicada, pois eles não têm meios de se sustentarem e suprirem as necessidades das suas famílias”.

Paulo Antunes (PSDB) mencionou que há um recurso federal destinado a essa finalidade que poderia ser utilizado. “Muitos motoristas estão com as prestações das vans atrasadas e sem ter como pagar”. No entanto, Guto Garcia (PDT) esclareceu que a verba federal é exclusiva para o transporte na Região Serrana. “Contudo, seria muito bom se eles pudessem ser utilizados para a entrega dos kits escolares aos alunos da rede municipal neste segundo semestre letivo, conforme propus por meio de requerimento”.

Isenção de IPTU e alvará

Na mesma sessão, ainda foi aprovado o requerimento 280/2020, de Márcio Bittencourt (Cidadania). Ele sugere ao Executivo estudar a possibilidade de conceder isenção de IPTU e taxa de alvará para os estabelecimentos que estão sem funcionar por mais de 60 dias, devido a proibição dos decretos municipais. “O prefeito suspendeu temporariamente a cobrança, mas não os isentou. O problema é que esses comerciantes não têm como honrar essas obrigações”.

Marcel Silvano (PT) ponderou que teme que tantas isenções e auxílios acabem inviabilizando uma retomada de políticas públicas, que demanda recursos para ser efetivada. “A pobreza, a miséria e as ocupações irregulares vão aumentar e, com o seu orçamento todo comprometido, o governo não poderá incentivar a qualificação, o emprego, nem garantir condições mínimas de dignidade e sobrevivência aos macaenses”. Para o vereador, se o prefeito seguir esse raciocínio, ele deve isentar todos os desempregados de pagar o IPTU – o que, na sua opinião, seria inviável devido ao volume de trabalhadores nesta condição e à própria crise econômica e de saúde que atravessamos.

Educação física na ESF

Por fim, foi a vez de Marvel Maillet (Rede) ter o requerimento 233/2020 aprovado. O objetivo é disponibilizar profissionais de educação física, lotados na Secretaria de Esportes e que estão sem atuar no momento, para as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), a fim de promoverem atividades complementares para a prevenção de doenças.

Márcio Bittencourt acrescentou que o Centro de Convivência do Idoso, que está abandonado, fica ao lado de uma unidade do ESF. “Ele poderia voltar a ser utilizado com esta finalidade, respeitando os protocolos de cuidados para a prevenção do coronavírus”.

Jornalista: Adriana Corrêa

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support