Vereadores pedem maior atenção com a variante indiana da Covid-19

Caso foi identificado em um homem de Campos dos Goytacazes
  Enquanto a sessão da Câmara de Macaé acontecia, na manhã desta quarta-feira (26), o governo de São Paulo confirmou a notificação do primeiro caso de Covid-19 com a variante indiana. Trata-se de um passageiro que chegou de viagem há poucos dias e está em Campos dos Goytacazes. Por isso, os vereadores aprovaram um requerimento para que a prefeitura informe quais ações podem ser adotadas, a fim de evitar que a mutação do coronavírus circule na cidade.
A iniciativa partiu do presidente Cesinha (Pros), que segue em isolamento social enquanto se recupera da Covid-19. “Essa variante descoberta na Índia é mais grave e tem maior poder de transmissibilidade. Desde de ontem, temos conversado com as autoridades do governo sobre a situação. Que todos redobrem os cuidados”, afirmou.
Já o vereador Rafael Amorim (PDT) defendeu que o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) busque acordo com instituições, como o Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para que Macaé possa ser incluída entre as aptas a receber a vacinação em massa. Algumas cidades brasileiras estão servindo como pesquisa de controle epidemiológico e de eficácia da vacina em larga escala.
Vulnerabilidade social
Rond Macaé (Patriota) apontou o aumento da vulnerabilidade social do país para solicitar ao governo estadual a implantação do Restaurante do Povo em Macaé. “Recentemente, uma unidade foi inaugurada em Campos. Sabemos que o Executivo local já projeta a reabertura do Restaurante Popular e nós queremos somar, pois cada vez mais pessoas estão passando necessidade”, acrescentou.
O requerimento de Rond recebeu apoio de todos os parlamentares. Thales Coutinho (Podemos) frisou que a ação estadual é ainda mais benéfica, pois também oferece, além de o almoço, café da manhã e janta.
Na sequência, Amaro Luiz (PRTB) defendeu maior atenção aos moradores em situação de rua. “É preciso ter algum tipo de acolhimento para essas pessoas, pois o inverno torna tudo ainda mais difícil para elas”, frisou. Minutos depois, o vereador solicitou novamente a palavra. “Acabo de ter retorno da prefeitura e a medida será colocada em prática a partir da próxima semana. Deixo registrado o meu agradecimento pela rapidez com que o requerimento foi atendido.”
Região Serrana
George Jardim (PSDB) pediu maiores investimentos na infraestrutura dos distritos da Serra. Ele propõe que a prefeitura asfalte a estrada que liga a Bicuda Pequena ao Serro Frio. Para a Serra Escura de Cima, ele cobra haja coleta de lixo domiciliar, diminuindo os impactos ambientais da região.
Já Tico Jardim (Pros) falou sobre a necessidade de melhorias nos acessos das cachoeiras localizadas na Bicuda Pequena. O parlamentar afirma que o potencial turístico pode movimentar a economia e beneficiar os moradores.
Educação e Acessibilidade
Com a proximidade dos retornos das aulas presenciais na rede pública, Edson Chiquini (PSD) quer saber como está o planejamento do transporte escolar para os cadeirantes. “Precisamos nos certificar que todos tenham acesso às escolas da maneira segura.”
Agenda
Nesta sexta-feira (28), às 15h, o Legislativo terá a audiência pública para que a prefeitura apresente o balanço orçamentário de Macaé entre os meses de janeiro e abril. Os valores arrecadados podem apontar a realidade econômica local, além de projetar o restante do ano. Os interessados devem acompanhar a transmissão, ao vivo, no Youtube.