Alagamentos provocam proposta de piscinão e debate sobre drenagem

Foto:Tiago Ferreira

Além de Val Barbeiro, Marvel Maillet também apresentou proposição sobre o problema.

Valdemir da Silva Souza (PHS), o Val Barbeiro, propôs a construção de um piscinão para receber água das chuvas e evitar alagamentos em bairros como Miramar e Visconde. Foi unânime a aprovação dos vereadores, nesta quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Macaé, para a correspondência a ser enviada ao Executivo. “Acreditamos que seja a melhor solução para a drenagem, acabando com o sofrimento dos moradores”, disse o autor.

A iniciativa gerou nova discussão sobre o tema no plenário. Mesmo declarando voto a favor, Maxwell Vaz (SD) discordou de Val. “Essa obra ficaria mais cara que terminar o sistema de macrodrenagem iniciado antes do mandato do atual prefeito” disse ele, referindo-se à estrutura com bombas e elevatórias para fazer o escoamento.

Marvel Maillet (Rede) também apresentou proposição acerca do mesmo assunto. O requerimento solicita ao prefeito Aluízio dos Santos Júnior (sem partido) informações sobre a retirada das bombas de sucção da Avenida Lagomar, no Engenho da Praia. “Estão acontecendo alagamentos que poderiam ser evitados com a utilização desses equipamentos”, justificou.

Vaz disse que não é a primeira vez que isso acontece. “Em 2013, o secretário de Infraestrutura retirou as bombas da Avenida Evaldo Costa. Dessa forma a drenagem vai ficando cada vez mais prejudicada”. Luiz Fernando Pessanha (PTC) acrescentou que, durante as últimas chuvas fortes, de quatro bombas em áreas afetadas, duas estavam queimadas e duas funcionavam em mau estado.

Ele disse que as máquinas às vezes não são acionadas por falta de combustível. “O resultado é que a água causa perdas para os moradores. Defendo que o IPTU não seja cobrado dessas pessoas. Além de tudo, enquanto a população sofre, ainda vemos o absurdo de R$ 20 milhões investidos em obras onde está sendo construído o hospital da Unimed”, protestou.

Jornalista: Marcello Riella Benites