Alagamentos provocam proposta de piscinão e debate sobre drenagem

Foto:Tiago Ferreira

Além de Val Barbeiro, Marvel Maillet também apresentou proposição sobre o problema.

Valdemir da Silva Souza (PHS), o Val Barbeiro, propôs a construção de um piscinão para receber água das chuvas e evitar alagamentos em bairros como Miramar e Visconde. Foi unânime a aprovação dos vereadores, nesta quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Macaé, para a correspondência a ser enviada ao Executivo. “Acreditamos que seja a melhor solução para a drenagem, acabando com o sofrimento dos moradores”, disse o autor.

A iniciativa gerou nova discussão sobre o tema no plenário. Mesmo declarando voto a favor, Maxwell Vaz (SD) discordou de Val. “Essa obra ficaria mais cara que terminar o sistema de macrodrenagem iniciado antes do mandato do atual prefeito” disse ele, referindo-se à estrutura com bombas e elevatórias para fazer o escoamento.

Marvel Maillet (Rede) também apresentou proposição acerca do mesmo assunto. O requerimento solicita ao prefeito Aluízio dos Santos Júnior (sem partido) informações sobre a retirada das bombas de sucção da Avenida Lagomar, no Engenho da Praia. “Estão acontecendo alagamentos que poderiam ser evitados com a utilização desses equipamentos”, justificou.

Vaz disse que não é a primeira vez que isso acontece. “Em 2013, o secretário de Infraestrutura retirou as bombas da Avenida Evaldo Costa. Dessa forma a drenagem vai ficando cada vez mais prejudicada”. Luiz Fernando Pessanha (PTC) acrescentou que, durante as últimas chuvas fortes, de quatro bombas em áreas afetadas, duas estavam queimadas e duas funcionavam em mau estado.

Ele disse que as máquinas às vezes não são acionadas por falta de combustível. “O resultado é que a água causa perdas para os moradores. Defendo que o IPTU não seja cobrado dessas pessoas. Além de tudo, enquanto a população sofre, ainda vemos o absurdo de R$ 20 milhões investidos em obras onde está sendo construído o hospital da Unimed”, protestou.

Jornalista: Marcello Riella Benites

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support