Ilha Leocádia é transformada em zona de interesse social

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">Na prática, a aprovação do PL permitirá que os moradores da localidade tenham acesso a obras e serviços públicos diversos.</span>

O projeto de lei que transforma a área de proteção ambiental localizada na Ilha Colônia Leocádia em zona de interesse social foi aprovado na sessão desta terça-feira (4), na Câmara Municipal de Macaé. O PL recebeu 14 votos favoráveis, nenhum contrário e contou ainda com quatro emendas do vereador Maxwell Vaz (SDD) – aprovadas por unanimidade entre os parlamentares presentes.
 

Na prática, a aprovação do PL permitirá que os moradores da localidade tenham acesso a obras e serviços públicos, como energia elétrica, abastecimento de água, saneamento básico, escolas e atendimento médico. “Agora é necessário cobrar do Executivo quando serão iniciadas as obras de urbanização para dar dignidade àquelas pessoas”, frisou Marcel Silvano (PT).
 

Embora o PL seja de autoria do Executivo, o parlamentar Luciano Diniz (PMDB) lembrou que essa é uma conquista da Comissão de Habitação da Câmara, que há duas legislaturas vem lutando para que os moradores da Ilha Leocádia possam permanecer no local. “Essa é a primeira vitória, mas ainda falta regularizar 18 assentamentos em Macaé que também estão em situação precária”.
 

O vereador Márcio Bittencourt (PMDB) destacou a importância de preservar o ecossistema existente no local e fazer um trabalho de educação ambiental com a população. Já José Franco de Muros (PPS), o José Prestes, advertiu sobre a necessidade de fiscalização para que não aconteçam novas invasões.
 

Segundo Márcio, foi marcada outra visita à Ilha Leocádia no dia 5 de maio, quando vereadores e representantes do Ministério Público visitarão a comunidade para averiguar se o poder público fez as primeiras intervenções devidas.
 

 

Emendas– De acordo com Maxwell Vaz (SDD), as quatro emendas apresentadas por ele têm como objetivo aperfeiçoar o PL, que visa regularizar atividades econômicas na localidade e descrever a área preservada, entre outras intervenções. Ele aproveitou a oportunidade para pedir à Prefeitura de Macaé agilidade no atendimento à população. “É urgente que os moradores da Ilha Leocádia recebam a certidão da Secretaria de Ambiente para ligar a energia elétrica”.
 

Jornalista: Adriana Corrêa

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support