Zoneamento: audiência é marcada por polêmica sobre o porto do Barreto

A terceira audiência sobre o PL 019/2016, que modifica o Código de Zoneamento e abre possibilidade para a construção de um porto no Barreto, foi marcada por divergências. O evento, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (2), na Câmara Municipal de Macaé, foi solicitado por Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto, e presidido por Eduardo Cardoso (PSB).
“Dada a importância do tema, vamos tentar votar o PL na próxima quarta-feira (9)”, declarou Cardoso, o presidente da Casa, que se manifestou contrário ao porto. “É lamentável que não estejam aqui nem o prefeito, nem o procurador geral do município, para esclarecerem sobre um projeto que é do Executivo”, disse Marcel Silvano (PT).
“Como é possível um empreendimento com empresas tão grandes avançar dessa forma? Sabemos que o projeto do porto não passou pelas Secretarias de Obras e de Meio Ambiente”, criticou Camile Fonseca, do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads). Segundo ela, o conselho não foi ouvido. “E também os pesquisadores de universidades presentes em Macaé não tiveram a mínima chance de opinar”, acrescentou.
“Técnicos e cientistas com estudos que condenam o porto foram ameaçados e, por isso, não estão aqui”, afirmou Rafaela Corrêa, do Diretório Central dos Estudantes e do Centro Acadêmico de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Os impactos ambientais serão enormes e os pescadores da região ficarão sem o seu sustento”, protestou ela, apoiada por estudantes com cartazes contra a obra.
Esperança de melhorias
Segundo a subsecretária de Ambiente e Sustentabilidade, Lívia Franches, o Código de Zoneamento não tem uma relação direta e exclusiva com o porto, mas envolve um planejamento em toda a cidade. “Quando as empresas forem se instalar, cada uma terá que apresentar à prefeitura um Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (Rima) e se adequar aos critérios de sustentabilidade”.
O morador do Barreto Uelson Araújo disse que o bairro está em péssimas condições. “Além disso, além do desemprego, até os trabalhos braçais estão acabando. Temos esperança de que, com o porto, a situação melhore”. Manifestantes do Movimento Porto Já, com faixas representando diversos sindicatos, aplaudiram. Além dos vereadores citados, participaram da audiência mais sete parlamentares.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.