Projeto para remanejar recursos de vacinas terá urgência

Foto:Ivana Gravina

Paulo Paes começou o debate sobre verba oriunda de emendas impositivas

 Diante da emergência dos gastos para o tratamento da Covid-19 e da impossibilidade de comprar imunizantes, foi aprovado o regime de urgência para o Projeto de Lei (PL) 017/2021, do Executivo. O PL destina para outros investimentos da saúde cerca de R$ 17 milhões em recursos, anteriormente remanejados das emendas impositivas para a aquisição de vacinas que não puderam ser adquiridas. A votação foi nesta terça-feira (9)

Apoiando o regime de urgência, o presidente Cesinha (Pros) explicou que o governo federal encampou as aquisições de todos os laboratórios e assim o dinheiro estava “engessado”. “Fazemos esse apelo aos colegas, pois os recursos do município para gastos contra o coronavírus são insuficientes”.

Paulo Paes (Republicanos) disse que o valor deveria voltar a ser investido nas próprias emendas impositivas dos vereadores. O líder do governo Guto Garcia (PDT) respondeu que isso é impossível, pois o orçamento deste ano já está sendo executado e não inclui as emendas. “Precisamos dessa verba para a compra de remédios”.

Professor Michel (Patriota) disse que no Fundo Municipal de Saúde há R$ 64 milhões. Já Iza Vicente (Rede) ressaltou que o PL não especifica a quais fins será destinado o dinheiro. Luciano Diniz (Cidadania) apoiou a urgência: “Estamos em junho e com a pandemia já foi investido na saúde o mesmo total do ano passado inteiro”.

George Jardim foi contra. “Não estou rejeitando o projeto, mas a urgência. Quero que a matéria siga os trâmites normais para que os vereadores possam analisar com calma a proposta do governo”.

Diante do receio de Iza, Professor Michel e Edson Chiquini (PSD) de que Macaé não possa adquirir imunizantes, Guto afirmou: “O prefeito Welberth Rezende (Cidadania) garantiu que, quando houver vacinas disponíveis, será um dos primeiros prefeitos a comprar”. O placar da votação foi de 9 votos favoráveis e 4 contrários.  Jornalista: Marcello Riella Benites

Deixe uma resposta


Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support